Instituição informou que gravação foi feita por terceiros sem autorização; unidade reforçou que segue protocolos de segurança e normas assistenciais
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis, emitiu um posicionamento oficial para esclarecer o conteúdo de um vídeo que passou a circular recentemente nas redes sociais. Nas imagens gravadas por terceiros, uma paciente reclama da suposta demora no atendimento e aponta falta de empatia por parte dos profissionais de saúde da unidade.
De acordo com o esclarecimento da UPA, a gravação foi produzida e publicada sem qualquer tipo de autorização da instituição. A administração explicou que o conflito registrado no vídeo ocorreu, na realidade, devido a uma divergência familiar a respeito das regras internas sobre o número de acompanhantes permitidos no local.
Normas de segurança motivaram o impasse
A nota detalha que os familiares da paciente exigiam a permanência simultânea de duas pessoas junto ao leito de atendimento. No entanto, a UPA esclareceu que adota normas assistenciais rígidas que regulamentam o acesso e o tempo de permanência de visitantes.
Segundo a coordenação, essas regras são fundamentais para assegurar um ambiente devidamente organizado, estéril e seguro tanto para os próprios pacientes e seus familiares quanto para o corpo de profissionais que atua no plantão.
- Agenda cultural: Divinópolis, Pará de Minas e Nova Serrana recebem exposição, arraiá e teatro
- History procura objetos antigos e curiosos para gravação de série em Divinópolis
- Brasil é eleito para Conselho Econômico e Social da ONU
- Frio marca o fim de semana em Divinópolis e cidades da região; veja a previsão
- Divinópolis reforça atendimento à população em situação de rua durante o frio
Instituição defende equilíbrio entre acolhimento e regras
A direção da UPA ressaltou que compreende o cenário de estresse que envolve os atendimentos médicos de urgência. O órgão reconheceu que o ambiente hospitalar costuma gerar picos de preocupação e ansiedade nas famílias, destacando que valoriza a presença e o apoio dos parentes durante o processo de recuperação.
Contudo, o comunicado reforça a necessidade de conciliar o acolhimento humanizado com a obediência civil às normas operacionais básicas para não comprometer a dinâmica de trabalho do hospital. Ao final do texto, a UPA reafirmou o compromisso de pautar todas as suas condutas pelo respeito aos usuários, cumprimento estrito dos protocolos assistenciais e pela oferta de uma assistência médica responsável e segura à população de Divinópolis.



