UPA Divinópolis realiza simulado de evacuação em parceria com o Corpo de Bombeiros

Minas Gerais
Por -20/08/2025, às 09H45agosto 20th, 2025
Assessoria de Comunicação do CIS-URG Oeste/SAMU/UPA Divinópolis e Campo Belo

Treinamento será nesta quinta-feira (21), às 9h, e busca aprimorar protocolos de segurança para situações de emergência

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis, realizará nesta quinta-feira (21/8), às 9h, um simulado de evacuação em parceria com o Corpo de Bombeiros. A ação tem como objetivo treinar os colaboradores da unidade e reforçar os protocolos de segurança em casos de emergência.

Durante a atividade, diferentes situações de risco serão simuladas para demonstrar, na prática, como os profissionais devem agir de forma rápida e segura, garantindo a proteção de pacientes, acompanhantes e da própria equipe. Além do treinamento, o exercício servirá para revisar rotas de fuga e identificar possíveis falhas no plano de evacuação.

Segundo Edna Maria Vieira, técnica de Segurança do Trabalho da UPA, a preparação é essencial para evitar pânico em cenários críticos. “Esse simulado permitirá que colaboradores, pacientes, visitantes e demais pessoas aprendam a agir de forma calma e organizada, evitando tumultos. Além disso, ajudará a fortalecer a cultura de segurança dentro da unidade”, destacou.

A coordenação do simulado também reforça que o momento será uma oportunidade para a imprensa acompanhar a atuação integrada entre a equipe da UPA e os bombeiros, ampliando a conscientização sobre a importância de treinamentos preventivos.