Skip to main content

Urnas/Eleições: “São absolutamente confiáveis”, diz promotor

By 02/10/2022Política

Juíza eleitoral de Divinópolis diz ter participado de todos os testes das urnas: “sempre batendo o resultado”

O promotor eleitoral de Divinópolis, Sérgio Gildin orientou eleitores a esperarem como “tranquilidade e serenidade” os resultados das eleições. Ao percorrer seções eleitorais na manhã deste domingo (2/1), conversou com a reportagem do PORTAL GERAIS e reforçou a confiabilidade do sistema eleitoral.

“Que o eleitor aguarde com tranquilidade e serenidade o resultado das eleições, porque elas são absolutamente confiáveis, e que no espírito democrático a gente saiba absorver o resultado seja ele qual for”, orienta.

Promotor eleitoral Sérgio Gildin

A juíza eleitoral Andréia Barcelos também destacou “confiar na lisura”. Contou que participou de todos os testes às urnas da 102º Zona Eleitoral de Divinópolis.

“O sistema da Justiça Eleitoral é feito por servidores. Não é feito por políticos e nem por aqueles que ocupam os postos máximos no poder judiciário. A Justiça Eleitoral tem o máximo interesse que as urnas sejam seguras, que o processo seja tranquilo, transparente. Eu, particularmente, realizei nas urnas da 102ª Zona Eleitoral todos os testes que eu tinha direito, todas auditorias e em todos os momentos eu verifiquei a transparência, a confiabilidade, sempre batendo os resultados. Então, nós acreditamos na lisura do pleito”, comentou.

Eleições limpas

Tanto a juíza, como o promotor eleitoral destacaram também as eleições limpas. Ao contrário de anos anteriores, o derramamento de santinhos nas portas das seções reduziu.

“As eleições deste ano estão se mostrando mais limpas que eleições e experiências passadas com relação ao derramamento de material no chão. Quase não encontramos santinhos espalhados. Evidentemente, existem e quando localizamos é adotada a providência necessária para depois coibir esse tipo de infração eleitoral”, citou o promotor.

Os dois devem percorrer a maiorias das seções eleitorais.