Letícia Ferreira
Todos nós temos em casa aquela cartelinha de remédio que não terminamos de tomar e está aí guardada em nosso armário, não é verdade? Pensando no descarte correto ou doação dos medicamentos para a rede pública de saúde, será lançada no próximo dia 15 deste mês a campanha “Uso consciente e Devolução Solidária”, uma iniciativa do Conselho de Saúde da Região Sudoeste.
De acordo com o presidente do conselho, Darly Salvador “a campanha tem como objetivo, além de recolher os medicamentos que estão no prazo de validade e doá-los para as unidades de saúde” evitar a ingestão de medicamentos vencidos.
Os postos de coleta serão na unidade de saúde e em escolas distribuídas pela região.
“Serão vários pontos de coleta, nas escolas, farmácias da região e também na Unidade de Saúde do bairro São José”.
O projeto é inovador no município, já que em Divinópolis ainda não tem nenhum projeto de coleta de medicamentos.
“Nossa intenção é expandir o projeto para a toda a população participar não só para os 42 mil usuários da região Sudoeste”, afirma o presidente.
Analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos estão entre os medicamentos mais usados pela população e procurados nas unidades de saúde, consequentemente são aqueles que estão mais presentes em residências.
Cuidados
É comum retirarmos os medicamento de sua caixa e armazená-lo em outro recipiente, mas ao jogar a caixa fora, perdemos informações importantes como a data de validade e a forma mais adequada de ingestão. Segundo especialistas, os danos causados pela ingestão de medicamentos vencidos variam muito de organismo para organismo, muitas pessoas podem apresentar algum tipo de diarreia.
“A partir do momento que o medicamento perde a validade, passa a ser tóxico no organismo do ser humano, além de não causar o efeito desejado pelo paciente, que é a melhora dos sintomas”, alerta.
Apoio
A campanha “Uso consciente e Devolução Solidária” tem a participação dos vereadores Edmar Rodrigues (PSD), Edmar Félix (Pros) e Marquinho Clementino (PSL), que são moradores da área de cobertura do Conselho de Saúde Sudoeste.
Para participar e se informar sobre a campanha envie um e-mail para conselhodesaudesaojose@gmail.com