Após cinco anos com as portas fechadas, a Unidade de Terapia Intensiva – UTI neonatal, do Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna, deverá iniciar as atividades em 120 dias. A data foi assegurada por representantes do governo estadual. Serão liberados R$ 540 mil para cobrir as despesas do espaço necessárias para viabilizar os atendimentos.
A estrutura está pronta desde 2008, quando foram liberados recursos para compra de aparelhos e abertura de cinco vagas. Na época os equipamentos foram adquiridos sem haver condições para implantação do serviço e parte destes equipamentos estava atendendo as demandas do CTI adulto.
“É um sonho antigo da comunidade que agora temos a oportunidade de colocar em funcionamento. Estamos trabalhando muito pelas melhorias e outras boas notícias virão nos próximos meses”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Ângela Gonçalves.
Além de Itaúna, o serviço atenderá também pacientes de Itatiaiuçu, Piracema e Itaguara. Recursos arrecadados por estas cidades, como do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais – Pró-Hosp, serão utilizados para manutenção da UTI neonatal.