A Prefeitura de Divinópolis informou que, segundo anúncio do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, realizado na tarde desta quinta-feira (6/1), o Governo de Minas já está preparado para receber e fazer a distribuição das vacinas contra a covid-19 para o público infantil, de 5 a 11 anos.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a previsão é que o Estado receba 370 mil doses ainda neste mês. A chegada das primeiras remessas no Brasil está prevista para os dias 13, 20 e 27 de janeiro e, em seguida elas são distribuídas aos estados, depois para as regionais e em seguida aos municípios.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis está atenta a todas as novas informações e também já está preparada para iniciar a vacinação deste novo grupo.
Em coletiva de imprensa, o secretário de Estado de Saúde afirmou que não haverá pedido de prescrição médica e fez um pedido aos pais.
“Espero que pais e responsáveis levem as crianças para vacinar contra a covid. Não há nenhuma dúvida em relação à segurança da vacina e não haverá nenhum tipo de documento obrigatório, como prescrição médica”, alertou Baccheretti.
De acordo com um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, o risco de alguém que não se vacinou pegar a doença e vir a óbito é 11 vezes maior que aquela pessoa que tomou as duas doses.
“Ou seja, quem não tomou a vacina não tenha dúvida: tome a vacina, porque é a única solução para a pandemia”, disse o secretário.