Emanuela Souza
Será inaugurado nessa sexta-feira (11) o Vagão Literário em Divinópolis. O espaço será aberto ao público e contará com oficinas e atividades literárias ao ar livre. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura, a ONG GEEC (Grupo Educação, Ética e Cidadania) e a VLI, empresa administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A partir do dia 11 de novembro, Divinópolis contará com uma biblioteca pública diferente dos moldes convencionais. Montada em um vagão em desuso, o espaço será uma extensão de projetos como Livro Leve Solto, que visa o compartilhamento de livros entre os jovens, ministrado pelo GEEC, e também outras iniciativas socioculturais da ONG. A intenção é despertar em crianças em jovens o interesse pela leitura e incentivar adultos a manterem esse hábito.
O vagão foi doado pela VLI, recebeu colaboração da Secretaria de Cultura para reformar e mobiliar o espaço, e foi doado para a ONG para estender seus projetos de incentivo à leitura. Localizado na Praça Candidés, abrigará variadas obras literárias e dará acesso livre à população. Além disso, o espaço também será usado para a realização de oficinas e atividades ao livre.
Na inauguração serão distribuídos livros gratuitamente, além de que contará com a presença da autora Elizabeth Pereira, que está presente autografando seu livro “A Bruxinha Colorida e os 7 gigantes” e também estará conversando com os leitores. O evento acontecerá nessa sexta feira (11), às 9:30 na praça Candidés na rua Dr. Ribeiro Pena – Centro, Divinópolis.