Eles passam por treinamentos e iniciarão os trabalhos nos próximos dias
Os novos profissionais que integrarão o Programa Mais Médicos, em Divinópolis, se apresentaram à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nessa terça-feira (18). Pela manhã, eles conheceram as estruturas administrativas e hierárquicas do município e também da divisão sanitária. Um treinamento deverá ser realizado até esta quarta-feira (19).
Segundo o secretário municipal de saúde, Amarildo de Souza, esse é um primeiro contato dos contratados pelo programa do Governo Federal com a estrutura de saúde do município. No dia 14 de novembro, o governo cubano anunciou a saída do Mais Médicos e em Divinópolis, 18 vagas ficaram abertas. Destas, apenas uma ainda não foi preenchida até o momento.
“O processo de seleção foi feito através do Ministério da Saúde. Eles se candidataram através do site e o município faz a adesão do programa, que já ocorre desde 2014. Trabalhamos com 18 médicos cubanos, que saíram com o término do convênio entre Cuba e o Governo Federal e então chegaram agora os profissionais, que são todos brasileiros”, disse Amarildo.
Ainda de acordo com o secretário, o programa preenche as vagas que o município não consegue, devido o oferecimento de uma melhor condição de remuneração e irá suprir a necessidade da prefeitura. Na cidade, segundo Amarildo, isso significa a possibilidade de completar as equipes de estratégia do Saúde da Família, sem o trâmite de processo seletivo, que não foi obtido sucesso, por parte da Administração, devido a falta de interessados no salário oferecido.
Os profissionais
Amarildo relatou que dos novos contratados, uma porcentagem pequena é de Divinópolis. Dentre este número, está Carolina Penha, de 25 anos. Ela contou que atualizou a página de inscrição durante 36 horas após a abertura das mesmas, até conseguir se cadastrar e contou o porquê de escolher trabalhar pelo programa.
“Trabalho com atenção primária e acredito que seja o princípio de todas as soluções e ao mesmo tempo dos problemas da saúde pública no país, então queria muito estar nessa área, entender o porquê dos pacientes chegarem complicados na UPA, que era onde trabalhava e tentar ajudar a mudar essa realidade”, disse Carolina.
Os contratados já iniciarão os trabalhos nos próximos dias.