A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) iniciou a fiscalização de vans que realizam o transporte escolar no município. No dia 31 de janeiro foi encerrado o prazo para renovação do cadastro dos permissionários do serviço de transporte escolar do município. Dos 203 veículos cadastrados, 60% deste total (123), foram vistoriados.
A blitz realizada, em local e horário estratégico, tem como principal objetivo coibir qualquer irregularidade na documentação do veículo e do condutor, conferir as condições dos veículos quanto aos itens obrigatórios de segurança, capacidade do transporte, além de averiguar o efetivo cumprimento da inspeção veicular semestral para garantir um transporte de qualidade e com segurança para os usuários.
A ação desta segunda-feira (03), por exemplo, foi realizada próximo à Escola Estadual Luiz de Melo Viana Sobrinho (Porto Velho), e próximo à Escola Estadual Padre Matias (Centro), onde os motoristas de transporte escolar que passavam pelo local foram abordados pelos fiscais de trânsito. A iniciativa garante a segurança dos alunos transportados diariamente e oferece mais tranquilidade aos pais que contratam o serviço.
Durante a blitz de ontem, 14 veículos que fazem o transporte escolar foram abordados ao longo da manhã e nenhuma foi autuada por irregularidades. Durante a fiscalização conferiu-se toda a documentação dos condutores e do veículo, e outras condições da van, como colocação correta da faixa lateral, abertura da janela, a existência de cinto de segurança em todos os assentos, faróis, estado dos pneus, entre outros itens.
Estão cadastrados no município 203 veículos destinados ao transporte de escolar, como ainda faltam muitos veículos para renovarem o cadastro e passarem pela vistoria, a fiscalização continuará nos próximos dias.
O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Simonides Quadros, ressalta a importância das fiscalizações e dos motoristas ficarem em dia com a legislação de trânsito.
“Temos a preocupação de que o transporte escolar seja realizado de maneira segura para todos os usuários. Os permissionários estão conscientes sobre as vistorias que são realizadas obrigatoriamente no 1º e 2º semestre do ano. É importante que os pais exijam que os permissionários apresentem o certificado que habilita o condutor a prestar o serviço com segurança” ressaltou.
Vistoria
A Settrans alerta os condutores que ainda não regularizaram a documentação que caso seja verificado infrações, os permissionários estarão sujeito à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro. O veículo pode ser apreendido e a multa pode chegar a R$ 127,69.
Os proprietários que ainda não regularizaram sua documentação deverão comparecer à sede da Settrans, localizada à rua Espírito Santo nº 257 no bairro Vila Belo Horizonte, para renovação. Serão exigidos os documentos que estejam com as datas vencidas, como certidão de regularidade, certidão de pontuação dos motoristas, contribuição sindical, inspeção veicular e outros. O valor da taxa de inspeção para o transporte escolar é de R$180,00.