Evento oferece mais de 70 pratos diferentes e grandiosas atrações musicais
A programação do Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica de 2024 está confirmada com mais de 70 pratos diferentes. O tradicional evento começa no dia 30 de maio e vai até 2 de junho.
O evento, referência no gênero em toda Minas Gerais, é uma das maiores festas do estado. Assim, atraindo todos os anos milhares de turistas da região e de todo o país. A abertura oficial ocorrerá o dia 30 de maio, às 19 horas, em frente à Prefeitura.
Cozinheiros, quitandeiras, agricultores, produtores de queijos, linguiças, cachaças, assim como artesãos locais são o elenco principal da tradicional festa. As grandes estrelas do festival, que ocupa as ruas e praças ambientadas com cenografia típica, são os mais de 70 pratos diferentes.
De acordo com a organização, eles são preparados com as mais variadas iguarias da cozinha regional e transmitidos de geração em geração. Desta forma, repletos de história e sabor.
O evento celebra todo o processo que leva o alimento do campo à mesa. Assim, destacando a importância dos ingredientes locais, muitos deles produzidos por pequenos agricultores do município. O melhor da culinária da roça é oferecido em barracas, tendas, bares e restaurantes.
- Homem é preso após atropelar e matar homem em Santo Antônio do Monte
- Criança de 12 anos fica gravemente ferida em acidente com carreta em Três Marias
- Bombeiros resgatam égua de fossa na zona rural de Arcos
- Grave acidente deixa duas vítimas carbonizadas e uma ferida próximo ao trevo do Beira Rio
- Defesa Civil de Minas Gerais conta com tenda modular para período chuvoso
Programação do Festival de Gastronomia de Itapecerica
A verdadeira jornada gastronômica oferece pratos como angu mole com molho de carne desfiada e couve, carne de porco na lata com farofa, assim como linguiça, chouriço, buchinho recheado.
Além disso, moranga recheada com carne da roça, arroz com suã, costelão com milho e batata ao molho com arroz, feijão tropeiro. Quem participar também pode experimentar frango com quiabo e angu de milho, bem como de doces e quitandas. Também há opções de bebidas produzidas artesanalmente, como cervejas e cachaças.
Durante o festival são realizadas oficinas culinárias com chefs de renome. Estão entre eles:
- Flávio Trombino, do restaurante Xapuri;
- Marcia e Elzinha Nunes, do restaurante Dona Lucinha, ambos de Belo Horizonte, nacionalmente conhecidos;
- o chef Toninho Lacerda, do Senac Minas, e muitos outros.
Nas oficinas, os chefs preparam deliciosas receitas diante dos olhos do público.
Além das comidas típicas, o festival apresenta uma excelente programação cultural. Conforme a programação, haverá diversos artistas locais e regionais e outros de renome nacional.
- Mococa e Paraíso,
- Alan e Alex,
- Roberta Miranda,
- Falcão e Vardel,
- Duduca e Dalvan,
- Bruno Rosa e
- Clayton e Romário.
Fomento da economia
O Festival de Gastronomia Rural tem grande relevância no fomento da economia local. Uma vez que, além de todo o giro de capital ocorrido na festa em si, movimenta todo o setor de comércio e serviços da cidade. Por exemplo: hotelaria, supermercados, salões de beleza, lojas de roupas e sapatos, entre outros.
Itapecericanos e turistas podem se preparar para um evento grandioso, com uma infraestrutura de excelência, gastronomia e shows musicais de primeira linha.