Isadora Santana

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis inicia os trabalhos fiscalizando as condições de atendimento e situação das verbas direcionadas às unidades de saúde.

O objetivo é levar à população mais transparência e analisar se de fato as verbas estão sendo recebidas e bem geridas pelas instituições.

Os parlamentares se reunirão com a direção e técnicos responsáveis de todas as unidades de saúde para apresentarem o projeto. Inicialmente uma visita oficial já está agendada para a próxima semana no Hospital São João de Deus.

“A nossa intenção é visitar todas as unidades que recebem dinheiro municipal, como a UPA Padre Roberto, Hospital São João de Deus, Semusa, Cisvi, as 23 Unidades de Saúde Básica  entre outras, pelo menos uma vez por mês. Nessas visitas, as instituições terão que apresentar detalhadamente quem mandou dinheiro, quantos pacientes foram atendidos, quanto foi gasto para depois fazermos um cruzamento das informações e ver se os dados conferem”, explica o presidente da Comissão, vereador Delano Santiago (PMDB).

Segundo o parlamentar, depois da visita oficial, a Comissão se apresentará às unidades de saúde sem aviso, para que não haja tempo de tentarem “maquiar os documentos”.

Essas são medidas a curto e médio prazo. A longo prazo, caso seja constatado alguma irregularidade orçamentária, como desvio de verba, uma auditoria poderá ser implantada.