A denúncia foi feita pelo vereador Matheus Costa (Foto: Divulgação/CMD)

Matheus Costa disse que levará o caso ao Judiciário; Líder do Executivo defendeu investigação para identificar os suspeitos

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis, realizada nesta terça-feira (23), o vereador Matheus Costa (PPS), denunciou sobre um suposto esquema de corrupção dentro do setor responsável pela liberação de alvarás de construção civil na cidade.

Segundo o parlamentar, há a cobrança de propina na pasta para uma maior agilização na liberação dos alvarás e que caso não haja o pagamento, o documento tem uma demora maior, segundo ele de até quase dois anos e meio, para a realização da conclusão.

Matheus contou ao PORTAL CENTRO-OESTE que quem empreende em Divinópolis é tratado de maneira crônica em relação a este assunto e que está entrando em contato com um órgão competente para fundamentar a denúncia, declarando que irá levá-la até o fim.

“A cidade não está tendo muitos recursos, as empresas estão indo embora daqui. As que estão aqui, quando querem aumentar, começar um novo empreendimento, tem que ficar pagando dinheiro para malandro, para adiantar as coisas? Enquanto eu for vereador, não irei admitir. E quem tiver já pago ou quem estiver sendo extorquido, pode me procurar, pois eu quero ser a voz de vocês aqui na Câmara”, falou o vereador.

Propina

Matheus também contou que quem dificulta a liberação dos alvarás, faz no sentido de que quando a pessoa intervir, seja válido este pagamento. Outro fator que o parlamentar aborda para o fortalecimento dessa irregularidade é a falta de pessoal no setor responsável.

“Pelo o que eu tenho lido, foi feita uma convocação de pessoas para o segmento, com o objetivo de desafogar essa situação, mas infelizmente, depois de muita cobrança, luta, que as coisas começam a acontecer. E pelo que me parece, a remuneração para esse pessoal não está sendo satisfatória (…) O foco da administração não é fazer a cidade rodar e sim beneficiar os compadres e fazer uma gestão de causa própria”, declarou.

Costa informou que tem se reunido com pessoas que têm trazido esta situação a ele e o mesmo diz que “só o órgão competente irá poder desvendar”, relatando que o caso está sendo denunciado, fiscalizado e que quem deve, pode temer. Além disso, o edil falou que após a liberação do alvará, não estão são feitas fiscalizações.

“O importante é ser justo, prático, pois empreender já está difícil e quando se tem corrupção e burocracia, então se dificulta mais ainda e a cidade paga o preço”, finalizou Matheus Costa.

O líder do Executivo na Câmara, Eduardo Print Júnior (SD), disse que toda denúncia apresentada na casa deve ter um rastro para que seja investigada, dando nomes e provas para o andamento do processo e que caso tenha um ou mais servidores que pratiquem essa irregularidade, que os mesmos sejam afastados até a conclusão das apurações. Matheus, em resposta, falou que irá primeiramente levar o caso ao Judiciário.

Prefeitura

O PORTAL procurou a prefeitura de Divinópolis, que através da assessoria de imprensa, informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia de caráter oficial.

Foto de capa: Douglas Assis/Dircom