Familiares estão organizando carreata em protesto a demora e falta de resposta dos órgãos competentes

O vereador Roger Viegas (Republicanos) pediu, nesta quarta-feira (10), a formação de uma comissão especial para apurar e acompanhar o caso do desabamento de parte do cemitério central, em Divinópolis. O caso ocorreu no dia 31 de dezembro. Cerca de 30 jazigos desmoronaram devido a uma obra e os restos mortais se misturaram aos escombros.

No dia do ocorrido, a prefeitura foi questionada e informou que a obra estava irregular, que já tinha sido inclusive embargada pela Procuradoria Geral do município.

No dia 03 de fevereiro, a prefeitura realizou uma reunião com representantes da empresa responsável pela construção, e com parentes das pessoas sepultadas. Neste mesmo dia, por meio de uma nota oficial informou que, um canal direto com a administração seria criado e que a empresa daria total apoio e colaboração, nas providências a serem tomadas, e que os restos mortais que estavam em meio aos escombros seriam retirados o mais breve possível, para que os familiares pudessem enterrar novamente seus entes.

Durante o pronunciamento, Roger comentou sobre o desenrolar da história.

“Várias e várias reuniões aconteceram, e nada foi resolvido. Um verdadeiro jogo de empurra-empurra entre prefeitura e construtora, demonstrando uma total falta de respeito com esses familiares que estão com um sentimento de luto eterno, pois não sabem se, e, quando terão de volta os restos mortais dos parentes sepultados para enterrá-los novamente. As famílias foram obrigadas a formarem uma comissão e contratar um advogado, pagando dos próprios bolsos as despesas, para tentar alguma solução pela justiça. Mas infelizmente, como sabemos, a justiça é morosa, e o luto dessas pessoas continuam sem fim”, destacou Viegas.

 

Até o momento, nem prefeitura nem a construtora se pronunciaram sobre o caso.

“Fui procurado por alguns familiares, que nos relataram essa situação, e que nos informaram que o executivo está se escondendo atrás da pandemia para não apresentar nenhum plano de ação. Por isso, esses familiares marcaram para o próximo sábado uma manifestação através de uma carreata e tem todo meu apoio”, destacou.

A carreta organizada pelos familiares sairá da rua Minas Gerais, ao lado do cemitério do centro, às 10 horas, e percorrerá as ruas do centro da cidade. As famílias pedem o apoio e a compreensão de toda população, inclusive dos vereadores, para que este fato não caia no esquecimento e essa situação possa ser solucionada o mais rápido possível.