Proposta valoriza atuação do movimento na cidade e segue tendência observada em outros municípios, como Belo Horizonte
Por Victória Ribeiro
O vereador Matheus Dias (Avante) apresentou na Câmara Municipal de Divinópolis o Projeto de Lei nº 137/2025, que propõe a criação do “Dia Municipal dos Legendários”, a ser comemorado anualmente no dia 23 de julho. Caso aprovado, haverá a inclusão da data no calendário oficial de eventos e festas da cidade.
De acordo com o texto, o objetivo é promover ações informativas que estimulem o reconhecimento, a divulgação e o fortalecimento do movimento cristão “Legendários” no município, além de ampliar o alcance das atividades realizadas.
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
O movimento criado em 2015, na Guatemala, atualmente está presente em mais de 13 países, incluindo o Brasil, onde chegou em 2018. O grupo desenvolve atividades como encontros, palestras e retiros que têm foco no desenvolvimento pessoal e espiritual. Em Divinópolis, o movimento cristão já atua desde então.
Entre as práticas adotadas pelos participantes, estão dinâmicas e desafios físicos, como a escalada de montanhas, que funcionam como simbolismo para o enfrentamento de limites pessoais. O foco central do grupo está na busca por desenvolvimento pessoal e apoio mútuo.
Dia dos Legendários
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, também faz parte do movimento, fato mencionado na justificativa do projeto como reforço da atuação local dos Legendários.
A proposta segue uma tendência observada em outros municípios. Em Belo Horizonte, por exemplo, um projeto semelhante teve aprovação na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e não houve pedido de impugnação, assim teve aprovação automática. Agora, o texto aguardará a sanção ou veto do prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil).
Se aprovado em Divinópolis, o projeto passa a vigorar na data de sua publicação, oficializando o Dia Municipal dos Legendários no calendário da cidade.