Vereador propõe “Intervalo Bíblico” nas escolas e universidades de Divinópolis

Política
Por -04/07/2025, às 17H03julho 4th, 2025
matheus dias vereador
Foto: Divulgação/Câmara Divinópolis

Projeto de Lei de Matheus Dias quer garantir direito aos momentos de oração durante o intervalo escolar e universitário

O vereador Matheus Dias protocolou, nesta quinta-feira (3/7), um projeto de lei que propõe a regulamentação de “intervalo bíblico” nas escolas e univeridades de Divinópolis, tanto públicas quanto privadas . A proposta, conforme ele, visa valorizar e garantir a realização de grupos de oração espontâneos durante o intervalo, já promovidos por estudantes.

“Na verdade esse projeto de lei vem valorizar os grupos de oração universitários que já acontecem nas faculdades, nas escolas. A iniciativa dos próprios jovens fazem, ali no intervalo escolar, a partilha da palavra, louvor, tocam violão” explicou.

O vereador ressaltou que a medida tem como objetivo garantir o direito dos estudantes à livre manifestação de fé, evitando que diretores de instituições impeçam a prática.

“Nós queremos, com esse projeto de lei, poder valorizar, reconhecer e que nada possa proibir. Porque, às vezes, tem um diretor que é adepto, tem outro que já talvez possa se incomodar um pouco, nós queremos garantir esse direito para nossos jovens e adultos” .

Intervalo bíblico nas escolas de Divinópolis

Conforme o vereador, os encontros religiosos já ocorrem espontaneamente em diversas escolas e universidades. Ele citou um exemplo: a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) campus em Divinópolis.

“Hoje estive lá na Uemg. Todas as quintas feiras, às 9:30h, acontece o grupo de oração universitário, acontece há muito tempo, como acontece em algumas escolas do Estado e outras também. Então, é algo espontâneo”.

Quando questionado sobre a opinião da comunidade escolar sendo eles: professores, diretores, pais e outros alunos sobre o projeto, o vereador afirmou que o texto ainda não passou por consulta formal com a comunidade escolar, mas que acompanha os grupos religiosos há anos.

“Na verdade, nós demos publicidade para esse projeto agora, mas nós já acompanhamos esse trabalho há muito tempo. As dioceses também, sempre tem um padre responsável. Hoje, nós temos também muitos movimentos evangélicos que tem acontecido, e tem uma adesão muito grande”

Estado laico

Em relação à laicidade do Estado, Matheus Dias refutou a ideia de que o Projeto possa ferir esse princípio constitucional. Além disso, defendeu impactos positivos no ambiente escolar.

“Isso não fere em nada o Estado Laico: garantir que tenhamos menos violência entre os alunos, professores, pais. É isso que nós queremos com esse projeto”, defendeu.

Sobre possíveis críticas que possam surgir, o vereador diz já estar preparado.

“As críticas , elas vão vir, principalmente em ambientes universitários, que são mais desafiadores, muito hostis a nossa fé, mas nós estamos preparados, porque nós sabemos da importância desses intervalos, desses momentos de oração que podem fazer toda a diferença na vida desses jovens”, finalizou o vereador.

Por Brenda Fernandes