Estado não repassou todos os medicamentos para Divinópolis
Medicamentos em falta começam a chegar na próxima semana (Foto: Arquivo/PCO)

Amanda Quintiliano

O vereador Eduardo Print Jr. (SD) protocolou projeto na Câmara de Divinópolis propondo que a lista de medicamentos fornecidos nas farmácias municipais seja disponibilizada na internet. A matéria ainda estabelece que os remédios em falta também sejam divulgados virtualmente, além da previsão de normalização e as unidades onde podem ser encontrados.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também deverá criar um canal de comunicação para receber as reclamações sobre medicamentos faltosos. O setor terá 24 horas para emitir nota e postar no site da prefeitura com informações sobre a regularização do abastecimento do estoque.

“A apresentação desta preposição irá aumentar os acessos e a visibilidade do site e também propiciar transparência das atividades da secretaria em questão”, justificou o vereador.

Ele ainda argumenta que a proposta irá desafogar as farmacinhas já que os usuários poderão consultar antes de ir pessoalmente ao local.

“Entendo que, o projeto não irá gerar despesas para o município e sim convergir no sentido de auxiliar a administração da referida secretaria”, concluiu.

Telefone

Atualmente 25 mil pessoas por mês retiram algum tipo de medicamento em uma das sete farmácias municipais. Os telefones ficam à disposição dos beneficiários para saber se tem o medicamento.  

Os telefones das farmácias municipais são: Farmácia Central 3222-9170, Centro de Saúde São José 3221-4316, Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças 3221-2721, Centro de Saúde Niterói 3222-8330, Centro de Saúde Ermida 3214-6162, Farmácia Complementar 3229-6836, Farmácia do SAE 3221-3735.

São investidos R$ 3,2 milhões por ano para a compra de 253 tipos de medicamentos para abastecer a rede de Farmácia Básica Municipal. O Estado também contribui repassando alguns tipos fármacos.