Amanda Quintiliano

Eleito presidente da Comissão de Administração Pública, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico da Câmara de Divinópolis, o vereador Edson Sousa (PMDB) irá agendar audiência para debater a construção de uma represa na comunidade rural de Córrego do Paiol. A reunião será marcada com a Copasa.

O vereador usou as redes sociais para apresentar a proposta. Segundo ele, na década de 1960 foi projetada a obra para represar água, porém ela foi interrompida antes de ser concluída. Quase 50 anos depois, e em meio a crise hídrica, Edson propôs que a construção seja finalizada. Para isso, é necessário o apoio da Copasa. Ainda não se sabe qual seria o valor do investimento.

“Divinópolis é banhada por dois rios, o Pará e o Itapecerica, sendo que a Copasa recolhe aproximadamente 900 litros de água por segundo. Como presidente da comissão, vou convocar a audiência para que o município possa terminar esta obra que esta parada desde 1969 para estancar água no período de chuva, preservar na seca e proteger como controle de vazão da calha os bairros Porto Velho, Danilo Passos e Candelária”, disse no vídeo compartilhado nas redes sociais.

Ao PORTAL, o vereador ainda cobrou responsabilidade social da Copasa. Disse que apesar dela consumir 900 litros de água por segundo dos rios que cortam o município, não há nenhuma contrapartida.

“Ela pega matéria prima e não tem feito nenhuma política de recursos hídricos para dar em contrapartida ao que ela consome”, afirmou.

A reportagem do PORTAL tentou contato com a Copasa para saber se a obra faz parte do cronograma dela. Porém, até o fechamento desta matéria não obteve retorno.