Ao comparar a cidade com Nova Serrana, Marcos Vinícius sugeriu a criação de um fórum para fomentar a geração de postos de trabalho

O vereador Marcos Vinicius (PROS), sugeriu a criação de um fórum para fomentar a criação de novos empregos em Divinópolis. 

Durante a reunião ordinária desta quinta-feira (07), o parlamentar tratou a situação como emergencial devido a ausência de novos postos de trabalho. Disparou que a cidade está parando no tempo e regredindo em empregabilidade e renda.

“Hoje não se tem emprego em Divinópolis. Existe um levantamento que mostra que em Nova Serrana, em um determinado período, foram mil novos empregos gerados e em comparação com Divinópolis, não houve praticamente nenhum. Então é uma situação alarmante, gravíssima, que temos agora que nos debruçar sobre elas”, disse o parlamentar ao PORTAL CENTRO-OESTE.

De acordo com o Castro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em janeiro deste ano Divinópolis encerrou o mês com saldo negativo de 99 postos de trabalho, ou seja, demitiu mais do que contratou.

No período foram 2.036 admissões contra 2.135 demissões.

Já a cidade vizinha, Nova Serrana, fechou janeiro com saldo positivo de 812 vagas de emprego, apesar das contratações terem sido inferiores. No período foram 1315 admissões e 503 demissões.

Fórum

Ao propor a criação do fórum, Marcos Vinicius disse que, através dele, será criada uma carta, com encaminhamentos, direcionamentos e medidas efetivas, para alavancar o progresso e desenvolvimento.

O objetivo é atrair empresas para Divinópolis, para assim gerar renda e novos empregos para a cidade.

“Essa iniciativa deve ter a participação de agentes políticos, públicos, representantes de entidades como CDL, Acid, Fiemg, secretário de Estado, de desenvolvimento econômico, vereadores, sindicatos patronais, enfim, pessoas com experiência e ideias, para tratarmos da desburocratização, para a liberação de novos empreendimentos e alvarás de funcionamento de empresas”, explicou.

Para essas e outras situações, o vereador finalizou ressaltando que as mesmas devem ser tratadas com responsabilidade e determinação.

“A cidade está parando. É um absurdo Divinópolis não gerar emprego, ao contrário de outras cidades. É preciso reconstruir este município e ter um projeto para gerar trabalho e renda”, concluiu o edil.