Janete afirmou ter sido procurada por vereadores (Foto: Divulgação)

Júlia Sbampato

A vereadora Janete Aparecida (PSD) durante sua fala na Câmara Municipal nesta quinta-feira (19) trouxe um assunto que não tem sido muito comentado, mas é um problema recorrente: o uso da tribuna livre da casa dos vereadores. Nas últimas três reuniões, os inscritos para se pronunciarem não compareceram.

A Tribuna Livre da Câmara Municipal é aberta para que a população possa trazer durante 10 minutos assuntos, problemas e questionamentos relacionados à cidade. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia, definindo um assunto específico pelo qual o cidadão deseja tratar.

O assunto trazido por Janete, é a ausência dos tribunos inscritos que está sendo um problema recorrente na Câmara. Nas últimas três reuniões, do dia 10, 17 e 19, os tribunos que fizeram a inscrição para ocupar a Tribuna não compareceram, deixando o espaço vazio, por não existir uma lista de espera para que outras pessoas possam ocupar.

A vereadora, consciente do problema, pediu ao presidente do Legislativo, Adair Otaviano (PMDB) que insira uma lista de espera, para quando o tribuno inscrito não confirmar a presença um dia anterior à reunião, que outra pessoa possa ser chamada.

Janete conta que o uso da Tribuna é disputadíssimo. Para ter uma noção, não existem mais vagas para 2017.

“Com a lista de espera, ninguém ficaria prejudicado e o espaço sempre estará ocupado, trazendo assuntos importantes, como tantas vezes já foram feitos”, afirmou.