Vereadores de Divinópolis MG
Diárias integrais ficam proibidas até 31 de dezembro (Foto: Geovany Corrêa/CMD)
Vereadores de Divinópolis MG

Alguns vereadores têm resistido a possibilidade de aumentar o número de vagas (Foto: Geovany Corrêa/CMD)

Há um mês foi formada na Câmara de Divinópolis uma Comissão Especial para a revisão do Regimento Interno. Já foram duas reuniões analisando os primeiros artigos. As mudanças pretendidas ainda não foram divulgadas. A previsão é de elas serem apresentadas apenas no segundo semestre. Essa não é a única alteração pretendida. Uma outra e mais polêmica tem dividido os vereadores.

Conforme já divulgado em outubro passado pelo PORTAL e reafirmado durante a posse da nova Mesa Diretora, já foi iniciada a articulação para aumentar o número de cadeiras. Isso significa, na prática, mais vereadores a partir de janeiro 2017. Entretanto, o momento político, marcado por manifestações e protestos, tem forçado os vereadores a botarem a mão na consciência e reverem essa possibilidade.

Em conversa com alguns vereadores, eles confirmaram a divisão. O assunto ganhou força no início da semana após reunião fechada. Segundo os parlamentares, alguns tem defendido a ampliação de cadeiras em pelo menos mais duas. Já alguns tem resistido temendo a opinião pública. Com a divisão, o tema deverá voltar a ser discutido, desta vez, em plenário.

De acordo com um vereador consultado pelo PORTAL, a elaboração do projeto ainda não foi descartada e dependerá de um consenso. Caso não se chegue a um acordo, a proposta deverá ser levada em plenário para votação. Divinópolis pode ter até 21 edis.

Salários

Outro assunto que deverá render discussão é o aumento do subsídio dos vereadores. Uma das propostas é seguir a lei que estipula como teto o valor equivalente a 50% do recebido pelos deputados estaduais. Hoje, o valor aplicado na Câmara é inferior ao teto.

Só para se ter ideia, caso o teto fosse aplicado, os vereadores receberiam, atualmente, cerca de R$ 12,6 mil. Entretanto, o salário é de R$ 10.021.

O projeto deverá entrar em pauta e ser votado antes de outubro, um ano antes das eleições.

Relembre:

Aumento de vereadores e salarial são propostas para 2015