Com redução dos atendimentos a superlotação da UPA pode piorar (Foto: Amanda Quintiliano)

Amanda Quintiliano

Os vereadores de Divinópolis ameaçam trancar a pauta na reunião desta terça-feira (14) e irem em comitiva até a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em busca de respostas sobre a paralisação parcial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os médicos adotaram operação tartaruga. Apenas casos considerados de urgência e emergência pelo protocolo de Manchester serão atendidos.

Quem procurou a unidade hoje foi acolhido. Ao passar pela triagem, aqueles classificados azul ou verde, ou seja, aqueles sem gravidade, foram orientados a procurarem um posto de saúde. A restrição de atendimentos ocorreu porque a categoria está há três meses com salários atrasados. 

Na semana passada, após assembleia, como divulgado com exclusividade pelo PORTAL, os médicos comunicaram os órgãos competentes sobre o indicativo de paralisação aprovado. Eles deram até ontem (13) para que os honorários fossem colocados em dia. Porém, o município não recebeu o valor esperado do governo federal e o pagamento não foi efetuado.

Mobilização

Logo na manhã desta terça (14) o vereador Dr. Delano (PMDB) esteve na unidade. Em vídeo ele mostrou como estão os corredores da UPA. Apesar de atendimentos suspensos, os pacientes que aguardam vagas em hospitais continuam internados. 

No vídeo, Delano ataca o secretário de Saúde, Rogério Barbiere e também o vice-prefeito, Rinaldo Valério. Sem poupar críticas, ele coloca em xeque a capacidade administrativa de ambos e os classifica como incompetentes.

Neste momento os vereadores Eduardo Print Jr. (SD), Cleitinho (PPS) e o líder do governo, Kaboja (PSD) estão reunidos na Câmara. Eles avaliam a possibilidade de trancarem a pauta. A ideia foi proposta por Eduardo e para concretizar precisa do apoio dos demais edis.

Eles também tentarão contato com o secretário da pasta para obterem mais informações antes de decidirem se “abandonarão” a reunião ordinária desta terça em busca de resposta sobre a paralisação da UPA.

Coletiva

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que haverá coletiva de imprensa às 15h para tratar sobre o assunto.