Vereadores de Divinópolis dão “o bolo” em curso de capacitação

Workshop foi cancelado por falta de público; Evento era promovido pelo Sebrae e Fiemg

Um workshop direcionado para a capacitação de vereadores e secretários municipais foi cancelado, nesta segunda-feira (01/03), em Divinópolis, por falta de público. Embora tenham confirmado presença, os parlamentares não apareceram. O treinamento era promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Sebrae.

Apenas três vereadores apareceram: Josafá Anderson (Cidadania), Ademir Silva (PMDB) e Roger Viegas (Republicanos). Um assessor também esteve presente representando Israel da Farmácia (PDT). Todos foram convidados via WhatsApp, presencialmente nos gabinetes

Em nota, a Fiemg confirmou a presença da vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) e dos secretários que confirmaram presença. Disse que houve interesse do Executivo no evento. Um novo formato será realizado para atender todas as secretarias. Estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Ângelo Gonçalves, o de Meio Ambiente Ezequiel Diniz Borges.

O treinamento, que teve início em Nova Serrana, tem se expandido a diversas cidades do Centro-Oeste Mineiro, debatendo sobre a importância dos pequenos negócios e a construção de políticas públicas que deverão gerar mais empregos e renda.

Constrangimento

Em nota, a Fiemg lamentou o ocorrido e disse que as ausências e cancelamento do evento causou “constrangimento”. Leia na íntegra:

“O Workshop foi pensado pela Fiemg, Sebrae e Grupo Gestor como uma oportunidade para vereadores e secretários conhecerem mais sobre as temáticas que envolvem o desenvolvimento econômico do município. O papel das entidades é promover o desenvolvimento, e enxergamos no Workshop uma forma de alinhar esses interesses com o Legislativo e Executivo, criando uma agenda conjunta. Lamentamos que não houve interesse por parte da maioria dos edis, ficamos constrangidos com o pouco comparecimento e infelizmente não foi possível alcançar nosso objetivo. Agradecemos a presença do Executivo, destacamos que todos que haviam confirmado compareceram, inclusive, a vice-prefeita, Janete. Houve um interesse do Executivo em realizar o treinamento com os secretários e está sendo estudada uma nova data. O Workshop será reformulado, para contemplar todas as pastas do secretariado e os vereadores serão convidados a participar”

Nota da câmara:

“Em relação ao Workshop para capacitação de Vereadores e Secretários municipais, promovido pela Fiemg/Sebrae, o Poder Legislativo Municipal esclarece que os vereadores foram convidados, no entanto, a nota da Fiemg, que lamenta o cancelamento em virtude de presença insuficiente para a realização do evento, não espelha as circunstâncias que são apresentadas:

– Em nenhum momento foi explicado que haveria necessidade de número mínimo de presença para realização do Workshop.

– A Fiemg convidou vereadores e secretários, mas não divulgou quem confirmou presença e não compareceu, visto que a cobrança da ausência deveria ser manifestada diretamente a quem assumiu compromisso de presença, e não de forma genérica a todos agentes políticos.

– O evento havia sido programado para ser realizado em janeiro, quando os vereadores estavam com suas agendas ainda em aberto pelo início da legislatura.

– Com o adiamento do evento, em virtude da restrição imposta pelo “Minas Consciente” por causa da pandemia, as agendas de muitos agentes políticos ficaram comprometidas com a participação no evento.

– A Câmara Municipal de Divinópolis ressalta que está aberta a contribuir com a Fiemg/Sebrae, em todos os eventos e ações em prol do desenvolvimento de Divinópolis e Região Centro Oeste.”

Atualiza nesta terça-feira (02/03) com a nota da câmara municipal.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.