Estão de malas prontas para o PMDB, os vereadores Dr. Delano (PRTB) e Careca da Água Mineral (PROS). A mudança de partido depende apenas da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação do Congresso Nacional, conhecida como PEC da “janela partidária”. Ela abre brecha para ocupantes de mandato eletivos trocarem de partido sem cair na infidelidade partidária.
Dr. Delano disse que se a proposta for aprovada no Congresso irá deixar o PRTB e se filiar ao PMDB. Segundo ele, a atual legenda teve a Comissão Provisória de Divinópolis desfeita por determinação da Executiva Nacional, assim como em todas no interior do país.
A mesma alegação foi usada por Careca. Ele aguarda a votação da reforma política para definir o destino partidário. O parlamentar também irá levar em consideração o cálculo eleitoral. Dizendo estar satisfeito no PROS, ele afirmou que se trata de uma questão matemática. Todas as contas serão feitas para avaliar as condições de se eleger em cada uma das legendas.