Matheus e Roger chegaram a apresentar ofício pedindo o corte de subsídios do políticos
Após protocolarem ofício pedindo a redução salarial dos vereadores, prefeito, vice e secretários, Matheus Costa (Cidadania) e Roger Viegas (Republicano) abriram mão de 50% do subsídio. O valor será doado para enfrentamento ao novo coronavírus. O anúncio foi feito neste domingo (05).
“Não podemos assistir uma quebradeira generalizada acontecendo na cidade e ficarmos nessa zona de conforto de salários que se quer atrasam. Está na hora de retribuirmos com exemplo a confiança que a população tem nos seus representantes. Só estamos fazendo nossa obrigação”, declarou Matheus Costa.
A redução imediata pretendida pelos dois parlamentares não é possível, segundo o advogado Jarbas Lacerda. Ao PORTAL GERAIS, ele explicou que o corte teria que ser votado este ano para ter validade para os próximos quatro anos. O projeto é de competência única da Mesa Diretora.
Uma alternativa é cada edil abrir mão de uma parcela do salário. Matheus e Roger irão doar e esperam que o exemplo seja seguido.
“O exemplo está dado, espero isso dos vereadores, assim como de todos os agentes políticos do Brasil. Mais do que nunca, a nação precisa de seus representantes. A economia e o sistema de saúde entrando em colapso, temos que exigir uma contrapartida das autoridades, um retorno imediato e medidas emergenciais para salvar nosso país”, afirmou Roger.
Outras propostas
Essa não é a primeira vez que os vereadores tentam emplacar a redução salarial. No início do mandato Roger Viegas apoiou a iniciativa do agora deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania). No ano passado foi a vez de Matheus Costa pedir medidas de contenção que poderiam resultar na economia de R$5 milhões. Todas as propostas foram ignoradas pela Mesa Diretora, cada qual em sua época.