Vereadores de Divinópolis se uniram ao Movimento Sindical Unificado contra a Reforma da Previdência. Através de iniciativa da vereadora Janete Aparecida (PSD), os parlamentares estão solicitando a cinco deputados federais que votem contra a reforma . Esses deputados obtiveram expressiva votação na região Centro-Oeste, particularmente em Divinópolis.
A vereadora apresentou indicação à Câmara Municipal, com a assinatura de todos os parlamentares, solicitando aos deputados federais Domingos Sávio (PSDB), Jaime Martins (PSD), Eros Biondini (PROS), Newton Cardoso Júnior (PMDB) e Subtenente Gonzaga (PDT), que votem contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016).
Janete Aparecida argumenta que a reforma previdenciária proposta pelo governo dificulta o acesso à aposentadoria, além de “exigir mais tempo de contribuição e reduzir drasticamente os valores a serem recebidos”. Para a vereadora, a reforma causará “grande impacto aos direitos sociais já conquistados pelo trabalhador”.
Os deputados alvos da solicitação encaminhada pela Câmara Municipal obtiveram expressiva votação em Divinópolis. Jaime Martins e Domingos Sávio são majoritários na cidade desde seus primeiros mandatos e têm a cidade como base eleitoral.
Em 2014, Jaime Martins foi o candidato a deputado federal mais votado em Divinópolis, obtendo 31.678 votos, 34.36% da votação válida. Já Domingos Sávio foi o segundo colocado, com 17.670 votos, 19,17%. O peemedebista Newton Cardoso Júnior conquistou 1.648 votos, Eros Biondini ficou com 1.518 e Subtenente Gonzaga levou 1.429.
Movimento Sindical
De acordo com o diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), a iniciativa da vereadora está de acordo com os interesses do Movimento Sindical Unificado contra a Reforma da Previdência.
“O Movimento entende que é preciso contar com o apoio dos deputados que representam os interesses dos municípios do Centro-Oeste e a iniciativa da vereadora mostra aos parlamentares que a nossa Câmara Municipal quer o voto contrário à PEC 287”, analisou.
O Movimento Sindical Unificado é formado por 12 dos maiores sindicatos com representação em Divinópolis e desde fevereiro vem mobilizando a classe trabalhadora contra a reforma da Previdência. A Câmara já sinalizou que apoia a iniciativa, ao realizar audiência pública solicitada pelo Movimento, que debateu o assunto.
O Movimento continua mobilizado e pretende implementar novas ações na tentativa de evitar que a Câmara dos Deputados aprove a PEC da forma como o projeto foi apresentado pelo governo.
“Entendemos que a reforma é necessária, mas não se pode cortar direitos e o trabalhador não pode ser penalizado de forma tão devastadora”, afirmou Alberto Gigante.
Segundo Alberto Gigante, outras câmaras municipais da região também já enviaram manifestações aos deputados solicitando voto contra a reforma da previdência.
“Além de Divinópolis, também já acolheram nosso pedido os vereadores de São Sebastião do Oeste, Leandro Ferreira, Itapecerica, Carmo da Mata, Bom Despacho, Cláudio, Lagoa da Prata, Conceição do Pará, Santo Antônio do Monte e Carmo do Cajuru”, informou.