Amanda Quintiliano

 

O painel marca a presença de todos os vereadores, enquanto o plenário mostra outra realidade: cadeiras vazias e poucos, realmente, acompanhando a reunião. Já é hábito entre os parlamentares, se pronunciarem e, logo em seguida, deixarem o espaço, seja para atender ao celular, fazer pequenas reuniões ou, simplesmente, papear no plenarinho. Agora, um projeto de resolução, aprovado, nesta quinta-feira (24) dá um fim à mordomia dos “vereadores turistas”, em Divinópolis.

 

De acordo com o projeto aprovado, a ausência por mais de meia hora, poderá levar à suspensão de pronunciamentos e também do direito de participar das discussões dos projetos. Se o autor de alguma emenda não estiver presente no momento da votação, ela será apreciada da mesma maneira. Atualmente, a votação fica prejudicada e é adiada.

 

Em pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Rodyson Kristnamurti (PSDB) disse que as alterações regimentais visam melhorar o desenvolvimento da reunião e agregar mais qualidade ao processo legislativo. Segundo ele, tem vereador que chega, bate presença e deixa o plenário, só volta para pronunciar ou para acompanhar a votação de algum projeto de interesse próprio. O tucano ainda disse que são apresentadas emendas que protelam a votação de projetos importantes e de interesse popular devido a ausência do autor.

 

A aprovação teve 13 votos favoráveis e dois contras. Em plenário, após a votação, a maioria defendeu a proposta.