Amanda Quintiliano

A “Black Friday” surgiu como referência do vereador de Divinópolis, Cleitinho (PPS) para pedir a redução de 50% dos subsídios dos vereadores. A afirmação foi durante a reunião da câmara, desta terça-feira (21). Polemizando, ele enfatizou “vamos fazer um Black Friday da política”, se referindo também as demais cargos eletivos, como deputados.

“Para não falar que sou demagogo […] vou entregar esse ofício para o presidente para ele cortar o salário pela metade […] O que você faz com seu dinheiro, Cleitinho? Todas as regalias que tinham eu larguei, mas o meu salário eu não larguei não, porque é meu, trabalho honestamente aqui, dedico minha vida a minha cidade”, afirmou.

Antes do pronunciamento de Cleitinho, o Sargento Elton (PEN) protocolou ofício pedindo que a Mesa Diretora analise a redução salarial em 20% dos agentes políticos. Ele ainda sugeriu que os cargos comissionados sejam reduzidos em um terço.

Mencionando o cenário econômico atual do município, o vereador afirmou que é necessária uma atitude contundente dos dois poderes, Legislativo e Executivo, para o equilíbrio da folha de pagamento e serviços essenciais, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Faz-se necessário uma atitude contundente por parte do Legislativo e Executivo, para se manter os serviços essenciais, pois deles dependem vidas e a integridade física”, argumentou.

No ofício, Sargento Elton ainda cita a indicação 1690/2017 direcionada ao prefeito, Galileu Machado (PMDB) na qual ele sugeria a redução de 50% dos comissionados da prefeitura e a redução do subsídio (prefeito, vice, secretários e cargos de confiança) em 20%.

O documento deve ser lido no expediente da reunião desta quinta-feira (23).