Veto ao celular faz 80% dos alunos prestarem mais atenção nas aulas

Minas Gerais
Por -25/09/2025, às 07H28setembro 25th, 2025
celular na escola
Foto: Guilherme Oliveira/Divulgação Prefeitura do Rio de Janeiro

Pesquisa nacional aponta melhora no foco, mas revela aumento do tédio e da ansiedade entre estudantes

Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmam que estão prestando mais atenção nas aulas depois da restrição ao uso de celulares nas escolas. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, iniciativa ligada ao Lemann Center da Stanford Graduate School of Education.

Foco e impactos positivos

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, o índice chega a 88%. Já no Ensino Médio, 70% dos alunos dizem ter percebido mudanças positivas após o veto. Além disso, 77% dos gestores e 65% dos professores relatam queda no bullying virtual dentro das instituições. No entanto, apenas 41% dos estudantes confirmam essa percepção, sugerindo que parte dos conflitos não chega ao conhecimento da comunidade escolar.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Rafael Brito, avalia:
“Proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado. O resultado que vemos hoje é a confirmação de que a educação precisa ser prioridade, com políticas que cuidem do presente e preparem o futuro dos nossos jovens.”

Tédio e ansiedade em alta

O estudo também aponta efeitos negativos da medida. Entre os entrevistados, 44% dos alunos relatam sentir mais tédio durante intervalos e recreios. Esse percentual é maior no Ensino Fundamental I (47%) e no período matutino (46%). Além disso, 49% dos professores perceberam aumento da ansiedade entre estudantes.

A presidente do Equidade.info, Claudia Costin, destaca que os avanços são importantes, mas não suficientes:
“Houve uma queda significativa no bullying virtual na visão dos gestores, mas é crucial ouvirmos os estudantes que ainda sentem o problema. Ou seja, a conclusão é que a restrição foi positiva, mas sozinha não basta: as escolas precisam criar alternativas de interação e estratégias específicas para cada idade.”

Estratégias e próximos passos

Segundo Guilherme Lichand, coordenador do Equidade.info e docente da Stanford Graduate School of Education, os resultados mostram que a lei abre espaço para repensar o papel da escola na relação com os alunos:
“Mais do que limitar o uso do telefone celular, a lei abre espaço para repensarmos como a escola se conecta com os alunos. O próximo passo é garantir que a aplicação da lei seja efetiva em todas as etapas, respeitando as particularidades de cada contexto escolar.”

A lei que proíbe o uso de celulares dentro das escolas foi sancionada em janeiro de 2025. A pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil, entre maio e julho de 2025.