Vice-prefeita de Divinópolis deixa Israel e chega à Jordânia em segurança

Padrão
Por -16/06/2025, às 11H55junho 16th, 2025
IMAGEM: GLOBONEWS

Janete Aparecida integra comitiva de autoridades brasileiras que cruza fronteira terrestre durante conflito na região

A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, apareceu nesta segunda feira (16) em vídeo para suas redes sociais em uma van na legenda relata que estaria deixando Israel e chegando à Jordânia em segurança “Que Deus nos conceda um retorno seguro e tranquilo para casa!” escreve Janete
acompanhada por uma comitiva de autoridades brasileiras que estavam no país em meio à escalada do conflito no Oriente Médio. Em outro vídeo na noite anterior , domingo (15) a vice-presidente aparece orando

De acordo com informações do GloboNews o grupo é formado por prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, atravessou a fronteira terrestre de ônibus, conforme confirmou a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A expectativa é que os representantes embarquem ainda hoje para o Brasil, em um jato particular providenciado pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião.

Além de Janete Aparecida, a comitiva inclui gestores de diversas capitais e grandes cidades, como João Pessoa, Macaé, Goiânia, Nova Friburgo, Niterói, Natal e Rio de Janeiro. Ao todo, o grupo era composto inicialmente por 13 pessoas, mas um dos participantes desistiu da travessia por receio dos bombardeios registrados na região.

Em entrevista à imprensa, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, informou que há ao menos 47 autoridades brasileiras em solo israelense, além de turistas, cuja situação também preocupa o governo. A Comissão de Relações Exteriores do Senado solicitou à Força Aérea Brasileira (FAB) apoio logístico para repatriação.

Janete Aparecida representa Divinópolis e, nos últimos dias, foi acompanhada por autoridades mineiras e de outras regiões em visitas institucionais. A viagem, porém, foi interrompida pela escalada dos conflitos, o que motivou a retirada emergencial do grupo.