Amanda Quintiliano
Um vídeo feito por um internauta flagrou, nesta quinta-feira (22), peixes agonizando em um trecho do Rio Itapecerica. A filmagem foi feita pelo advogado Robervan Faria na manhã de hoje na ponte que dá acesso ao bairro Esplanada.
O vídeo mostra cardumes buscando oxigênio na superfície da água para tentarem respirar.
Veja só o descaso:
Essa não é a primeira vez que isso é registrado. Em março deste ano, alguns peixes adultos e alevinos amanheceram mortos. Na época a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) foi acionada e técnicos do núcleo colheram amostras da água e dos peixes. Em julho o caso se repetiu.
De acordo com ambientalistas, a poluição, somada ao período de estiagem e os aguapés contribuem com a mortandade. Entretanto, Jairo Gomes, alerta para outra possibilidade: descarte incorreto de produtos de limpeza industrial.
“Os peixes estão doentes, apresentando anomalias, principalmente as piabas, apresentando verrugas, manchas vermelhas, brancas e buracos. Precisamos saber se isso é proveniente de bactéria ou da poluição, porque esses peixes estão sendo consumidos por outros animais”, destacou, citando outro agravante.
“O problema é que o rio perdeu a capacidade de depurar o esgoto. Num trecho de 4 quilômetros é lançado uma carga de
esgoto de 6 mil pessoas e é onde o rio está parado por causa dos aguapés”, afirmou.
Este mesmo trecho, entre os córregos Neném (Esplanada) e Flecha (Porto Velho) é onde estão concentrados os aguapés e também onde estão sendo registradas as mortandades. Em julho, o ambientalista também registrou peixes mortos.
“Precisamos que técnicos avaliem para saber o que está acontecendo. Não pode é peixe continuar morrendo deste jeito. A prefeitura precisa tomar alguma providência”, cobrou.
Aguapés
Os aguapés devem ser retirados a partir da próxima semana, conforme anunciado pelo prefeito Vladimir Azevedo (PSDB). Em julho, ele disse que até a segunda quinzena de agosto o papa-aguapés estaria na cidade.