Amanda Quintiliano
Com o calor intenso dos últimos meses parte dos foliões vai aproveitar o feriado do carnaval para se refrescar e curtir a folia. O Corpo de Bombeiros, a partir desta sexta-feira (28), vai intensificar a vigilância no Lago das Roseiras, em Divinópolis e na prainha de Lagoa da Prata.
Nestes dois locais o principal risco é de afogamento. O abuso de bebida alcoólica é um dos fatores que leva a ocorrência. No ano passado, segundo os Bombeiros, durante a festa, ninguém se afogou em nenhum dos locais. Mesmo assim os militares recomendam prudência e atenção.
O cuidado também deve ser redobrado com as crianças. “Primeiramente é preciso evitar entrar na água sozinha, e nunca deixar crianças sozinhas, sempre ter um adulto monitorando. Também é orientado evitar ingerir muita bebida alcoólica e entrar na água, isso pode colocar em risco a vida das pessoas” disse sargento Fernando Rocha.
“Também orientamos as pessoas não se alimentarem muito com comidas pesas, gordurosas e logo em seguida entrar na água, isso pode causas uma congestão”, explica.
A operação vai até às 21h da próxima quarta-feira (05). Nos dois destinos, 50 militares deverão reforçar a vigilância a cada dia. Ainda segundo os Bombeiros, a fiscalização nos demais eventos carnavalescos também foi intensificada para prevenção de acidentes.
“Pedimos também para os motoristas terem cuidado nas estradas, pois estão muito movimentadas”, acrescenta.
Fiscalização
Visando prevenir acidentes e infrações de trânsito, além de garantir a segurança da população durante os dias de carnaval, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) em conjunto com o 23º Batalhão da Polícia Militar, estará empenhada em ações de orientação e fiscalização de trânsito de acesso ao Lago das Roseiras.
Outras dicas:
Escolha um lugar para nadar, onde há salva-vidas ou Corpo de Bombeiros;
Procuro um local segura e apropriado para o lazer;
Não entre em locais de águas poluídas ou com avisos de perigo;
Fique atento e respeite as placas de de segurança;
Nunca nade sozinho;
Se ingerir bebida alcoólica, evite entrar na água;
Não faça brincadeiras que coloquem você o outros em perigo;
Evite fazer refeições pesadas antes de entrar na água;
Nunca permita que crianças brinquem na água sozinhas, sempre acompanhada dos pais ou responsáveis;
Evite nadar onde há trafego de embarcações.