Vigilância Sanitária de Divinópolis aplica 31 infrações a estabelecimentos que descumprem decreto

Sete supermercados sofrem intimação por desrespeitarem norma que impede aglomeração; Dois donos de estabelecimentos foram levados para a delegacia

Desde a última sexta-feira (20), servidores da Vigilante Sanitária com apoio de agentes da Polícia Militar trabalham em plantões de três turnos, manhã, tarde e noite para fiscalizar comerciantes que insistem em descumprir os Decretos n°13.724/2020 e n°13.735/2020. As publicações dispõe sobre a suspensão de alvarás de vários seguimentos, regulação do fluxo e aglomeração de pessoas dentro de estabelecimentos, medidas adotadas para tentar conter o Covid-19.

Os servidores percorrem ruas da cidade visitando os locais que estão abertos desrespeitando as novas regras adotadas. Durante as ações, os proprietários podem sofrer infração, intimação ou serem orientados. Os que desacatam as ordens são autuados e têm seu alvará cassado. As operações deste domingo (22) ainda não terminaram e se estenderão ao período da noite.

Até o momento foram aplicadas 31 infrações, 7 supermercados sofreram intimação para controlar a distância e o fluxo de pessoas no seu interior e  mais de 30 orientações sobre cuidados básicos para evitar o contágio como, uso de álcool gel, distanciamento entre pessoas e ventilação do local, foram realizadas a comércios diversos. Dois proprietários precisaram ser encaminhados pela PM à delegacia, por desrespeitar os decretos e os agentes sanitários.

As infrações são aplicadas àqueles estabelecimentos que não poderiam estar abertos, mas no momento da abordagem, funcionavam normalmente com a aglomeração de pessoas. As intimações aconteceram a supermercados que tinham um acúmulo de pessoas no seu interior. As orientações são realizadas à comerciantes não citados no decreto, como também à população que insiste em ignorar a gravidade do vírus e têm aproveitado o período de quarentena para realizarem festas particulares com grande reunião.

Tais medidas são necessárias para diminuir a circulação de pessoas, evitando que o novo coronavírus se espalhe. A recomendação é que os cidadãos fiquem em casa e saiam apenas quando for realmente necessário.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares, “o isolamento domiciliar é uma das medidas preventivas mais eficazes contra a transmissão do novo coronavírus, que vem aumentando o número de casos suspeitos a cada dia”.

Amarildo Sousa, secretário de saúde, destaca a importância da colaboração de todos para podermos enfrentar o vírus.

“Desde o início a Semusa vem  trabalhando duro no combate a essa pandemia. É o momento de unirmos forças. Muito importante a colaboração de todos, cidadãos, agentes da saúde e também os comerciantes. Precisamos que os proprietários cumpram o que foi determinado. Só assim vamos conseguir controlar a transmissão do vírus”, ressalta.

Fotos: Divulgação/PMD

 

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.