Tema será debatido em semana dedicada a elas pela Polícia Civil; Eventos tem por objetivo estimular vítimas a denunciarem seus agressores

Ilídio Luciano

A Polícia Civil de Divinópolis, por meio da Delegacia Regional promoverá a partir de segunda feira (02), a Semana da Mulher. O objetivo é trabalhar o encorajamento das mulheres a denunciar qualquer tipo de agressão sofrida.

A extensa programação iniciará com a “segunda da beleza”, das 8h30, até as 12h, para servidoras da Delegacia; às 14hs acontecerá a palestra “Pele. O que devo saber sobre a barreira que me separa do mundo”, sob coordenação do palestrante Paulo Fusaro, dermatologista.

Na manhã de terça-feira (03) haverá blitz educativa “Cuidando de quem cuida”, em frente ao  posto do INSS. A tarde haverá palestra motivacional e aula de Ioga.

Na quarta-feira (04), na parte da manhã será realizada a reunião da Acasp, na Delegacia Regional, e roda de conversa com o tema “Cuidando de quem cuida”.

Na quinta-feira, às 08h30 acontecerá a caminhada “Não à violência contra a mulher”, com concentração na Praça da Catedral; na parte da tarde será proferido um Workshop com o tema: “A face da violência” e em seguida uma roda de conversa “A carga mental e sua contribuição para a autoestima e autoconhecimento”.

Na sexta-feira (06), para finalizar a semana da mulher, às 08h será servido um café da manhã, antes do Seminário “O cenário da violência contra a mulher na sociedade contemporânea sob diversos olhares”.

O delegado regional em Divinópolis, Leonardo Pio ressalta que as ações de combate à violência contra a mulher, não pode ficar restrita a uma semana. Ele comemora os números diminutos de quatro anos para cá.

“O objetivo é que essas ações da semana da mulher, repercutam por todo o ano, visando o combate efetivo da violência contra a mulher. Os resultados são bastante satisfatórios, de quatro anos para cá, quando assumimos a Delegacia Regional, com números que variam entre 8% a 11% de diminuição da violência contra a mulher”, cita.

O Delegado também alerta para atitudes que também configuram violência contra a mulher, que muitas vezes passam despercebidas.

“Uma das palestras que será ministrada na semana da mulher, diz respeito a face da violência contra a mulher, que estimula a vítima a denunciar e mostrar se está ou não sofrendo violência doméstica, que não aparece apenas com o tapa na cara, é a pressão psicológica, os abusos patrimoniais, sexuais, dentre outros. Essa palestra vai estimular as mulheres a não se omitirem e denunciarem esses tipos de comportamento agressivos”, alerta.

Os eventos são abertos à comunidade divinopolitana. As interessadas devem realizar a inscrição para o Workshopp e Mesas Redondas, pelo e-mail: psicossocial.pcmg.div@gmail.com.