Medidas de prevenção, projetos educativos e reforço no patrulhamento são debatidos com autoridades e moradores
Em meio ao aumento de casos de violência e insegurança nas instituições de ensino, a segurança escolar foi o centro das discussões na reunião promovida pela Associação Comunitária de Assistência à Segurança Pública (ACASP), realizada nessa quarta-feira, dia (11), na Escola Estadual São Tomaz de Aquino, localizada no bairro Porto Velho, em Divinópolis. O encontro reuniu representantes da entidade, autoridades locais e membros da sociedade civil, reforçando a necessidade de ações concretas e integradas para enfrentar os desafios que assolam o ambiente escolar no município.
Logo no início, o diretor da escola, Júlio, deu as boas-vindas aos participantes e explicou o motivo da convocação. Segundo ele, ocorrências recentes vêm afetando o emocional dos servidores da rede de ensino, criando um clima de constante apreensão. Além disso, outra diretora presente na reunião compartilhou sua preocupação com a violência e ameaças vindas de alunos e até mesmo de pais, evidenciando o sentimento de abandono por parte das autoridades. Ela destacou que o cargo de direção escolar tem se tornado cada vez mais solitário e difícil de exercer.
- Vítor Costa vence disputa e assume presidência do PT em Divinópolis
- Idoso fica ferido em incêndio no Centro de Divinópolis
- Divinópolis se despede de personal trainer vítima de acidente na BR-494
- Mulher morre após capotamento na BR-494 em Oliveira
- Pai incentiva filho a matar vizinho após briga na zona rural de Divinópolis
Diante dessa realidade, as forças de segurança foram cobradas a atuar com mais agilidade durante as ocorrências e a intensificar o patrulhamento nas áreas escolares. Em resposta, um representante da Polícia Militar orientou os presentes a procurarem diretamente o sargento regional, a fim de facilitar o canal de comunicação entre as escolas e a corporação. Paralelamente, o delegado Marco Antônio se colocou à disposição para colaborar na elaboração de estratégias de prevenção à violência.
Além das forças de segurança, outras entidades também se comprometeram com ações voltadas à educação e cidadania. O tenente Amaral, do Corpo de Bombeiros, e a presidente da OAB, Ellen Lima, ofereceram os projetos “Bombeiro na Escola” e “Direito na Escola”, respectivamente. Ambos têm como objetivo desenvolver atividades educativas e de conscientização entre os estudantes, promovendo noções de cidadania e responsabilidade social.
O vereador Matheus Dias, por sua vez, expressou solidariedade aos profissionais da Educação e sugeriu a realização de uma reunião na Câmara Municipal. O intuito, conforme destacou, é buscar soluções mais efetivas por meio da legislação e ampliar o debate público sobre o tema.
Na mesma linha, a gestora dos programas PRESP e SEAPA em Divinópolis, Jordana, apresentou o projeto estadual “É na Base”, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP). O programa atua na prevenção da violência e na mediação de conflitos dentro do ambiente escolar. Jordana comprometeu-se a estudar a viabilidade de implementação da iniciativa no município e a buscar informações complementares para contribuir com a resolução do problema.
Contudo, as preocupações da comunidade não se limitaram às escolas. Moradores do bairro Porto Velho também usaram o espaço para relatar outras demandas, como a falta de sinalização adequada no trânsito local, a presença de árvores condenadas por doenças e a necessidade de recursos parlamentares para obras na escola-sede da reunião, como a cobertura da quadra, que prevê o reaproveitamento da água da chuva para limpeza.
Além disso, foi denunciado o uso de drogas a céu aberto nas proximidades e o fácil acesso, por meio de uma construção, a um projeto social que já foi alvo de assaltos mais uma situação que exige atenção imediata do poder público.
Ao final do encontro, ficou evidente a urgência de medidas integradas para garantir um ambiente escolar mais seguro. O presidente da ACASP, Breno Clementino, reforçou a necessidade de manter o canal de comunicação ativo e propôs a realização de novas reuniões, com o objetivo de unir esforços em busca de soluções concretas.