Simulação de acidente em Itaúna, sábado (08) (Foto: Poliany Mota)

A partir desta segunda-feira (18) a VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), mobiliza equipes Brasil afora para a campanha de segurança da Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro. A programação prevê ações em dezenas de cidades de diversos estados (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão entre outros.)

Em Divinópolis, no Centro-oeste mineiro, o primeiro dia de mobilização terá um simulado de abalroamento na passagem de nível da avenida Paraná, no bairro São José. O exercício contará com apoio de diversas entidades como a prefeitura, a Settrans, VLI, Polícias Militar e Civil, Bombeiros e Samu. “Com essa prática aprimoramos o alinhamento entre empresa e autoridades no atendimento de uma ocorrência e podemos orientar motoristas e pedestres sobre como atravessar de forma segura a linha férrea”, aponta Julio Bicalho, Gerente de Manutenção de Locomotivas.

No decorrer da semana equipes da VLI, em parceria com técnicos e agentes da Settrans, promovem ainda atividades de conscientização em escolas, blitze nas ruas e palestras para taxistas, motociclistas e condutores de vans. O material compartilhado reforça os cuidados necessários ao percorrer o entorno das linhas férreas.

A VLI realiza ações de cunho preventivo durante todo o ano em municípios por onde atua. Entre as medidas adotadas estão a ampliação das sinalizações em passagens de nível e a instalação de mecanismos que emitem sinais luminosos quando o trem se aproxima.

Curiosidade

Você sabia que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente? Essa é uma das informações que compõem os materiais educativos distribuídos para comunidades próximas aos trilhos.