Amanda Quintiliano

 

A associação é formada por funcionários do hospital (Foto: Reprodução Facebook)

A associação é formada por funcionários do hospital (Foto: Reprodução Facebook)

Um grupo de pessoas se uniu para tentar ajudar a salvar o maior e principal hospital da região Centro-Oeste. Quatro meses depois da formação da Associação dos Voluntários do São João de Deus (AVSJD), os membros querem fortalecer o movimento para arrecadar recursos e ajudar a unidade a sair da pior crise desde a sua instalação em Divinópolis, há 40 anos.

 

Serão por meio de ações nos 59 municípios atendidos pelo Hospital São João de Deus (HSJD), que os voluntários esperam recolher doações. Todo o dinheiro será aplicado na manutenção dos atendimentos à população mais carente. A proposta é não repassar o recurso diretamente para a unidade e sim contribuir com o pagamento do custeio.

 

“Algumas condições foram estabelecidas em estatuto, por exemplo, o não repasse de recursos diretamente ao hospital e sim no pagamento aos fornecedores de serviços, medicamentos e todo o material de uso. Poderemos chegar a quitar guias de INSS ou FGTS, por exemplo”, explica o presidente Humberto Dehon.

 

Proposta

A constituição da associação foi apresentada pela secretária Grazzielle Maia e pelo presidente Humberto

A constituição da associação foi apresentada pela secretária Grazzielle Maia e pelo presidente Humberto

 

A associação é formada por um grupo de voluntários  independentes do hospital que há três anos realizam o “Cafezinho Solidário”. Com o agravamento da crise e com a ameaça de fechamento eles resolveram agir e intensificar o movimento o ampliando com uma missão: atuar no apoio a entidades de atendimento à pessoa carente de forma voluntária e filantrópica.

 

“Sem isentar o poder público da sua responsabilidade, pretendemos ajudar o hospital com foco nos pacientes mais carentes, que necessitam do SUS e tem nesta instituição abençoada sua única forma de atendimento em toda a região”, disse Humberto.

 

A proposta é atingir com a campanha 2 milhões de pessoas, número correspondente ao atendido pelo hospital. “Acreditamos que poderemos ser muito úteis ao HSJD na medida em que as pessoas nos ajudem a ajudar, que façam doações dos valores que puderem”, ressalta.

 

Doações

 

As doações poderão ser feitas na Caixa Econômica Federal, pela conta 4000-7, agência 3221, operação 003. Para quem quiser doar por outros bancos, pode fazer DOC ou TED através da conta acima com o CNPJ 19.428.001/76. Não há um valor mínimo. A associação irá prestar contas, periodicamente, dos recursos arrecadados e repassados ao São João de Deus.

 

O grupo criou uma página no Facebook. Para curtir basta clicar aqui.