Contato feito pelo Ministro da Educação ao Governador Romeu Zema garante a doação do prédio à Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); Reunião teve mobilização de Gleide e do vereador Vítor Costa
O Ministério da Educação (MEC), a Ebserh e autoridades de Minas Gerais avançaram significativamente nesta quarta-feira (29/10) nas tratativas para iniciar as atividades do Hospital Universitário da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em Divinópolis. O ponto de virada aconteceu após o Ministro da Educação, Camilo Santana, entrar em contato com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Na ligação, o Governador se comprometeu a enviar para votação na Assembleia Legislativa de Minas a doação do atual prédio do hospital regional de Divinópolis para a UFSJ.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, celebrou a notícia. “O ministro Camilo Santana conseguiu resolver uma das questões mais importantes que estava impedindo o avanço das tratativas. Estamos tomando todas as providências necessárias como a aquisição de equipamentos, dimensionamento de pessoal, preparando os contratos, mas sem a doação do hospital para a universidade é impossível celebrar o contrato”, afirmou.
Avanços na Gestão e Estrutura
Durante a tarde, o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, a Secretária Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade, o vereador Vítor Costa (PT), o Prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), prefeitos de cidades vizinhas e outras autoridades locais estiveram na sede da Ebserh para alinhar os próximos passos. O encontro teve mobilização de Gleide e do vereador Vítor.
A Ebserh já tem acompanhado e apoiado tecnicamente a execução das obras, indicando as adequações necessárias para o funcionamento. Além disso, a estatal realizou o dimensionamento de pessoal exigido para os 198 leitos e atua junto ao Ministério da Gestão e Inovação para a aprovação do quadro.
Gleide Andrade destacou o impacto do projeto para a saúde regional. “É uma região que hoje só conta com um hospital de média e alta complexidade. Além do hospital universitário cumprir uma função de formar e ser campo de prática, ele vai resolver este gargalo porque só se depende de um hospital. Vamos resolver o sofrimento das pessoas que aguardam em filas”, enfatizou.
O Governo de Minas Gerais repassou R$ 85 milhões para a aquisição de mobiliário e equipamentos, que a Ebserh já está providenciando.
- Encontro Cultural Franciscano celebra 800 anos do “Cântico das Criaturas” em Divinópolis
- Fiocruz assume fábrica no Rio e vai ampliar produção de kits diagnósticos para o SUS
- Câmara endurece fiscalização: Comissão Especial vai avaliar eventos em Divinópolis
- Professora de Divinópolis acerta em cheio tema da redação do Enem
- Polícia Militar prende suspeito de furto e recupera objetos em Formiga
Compromissos e Demandas Locais
Ficou pactuado que a UFSJ, agora, deve adotar as providências administrativas para receber a unidade hospitalar doada. Além disso, a universidade precisa submeter ao Conselho Universitário a intenção de formalizar o contrato de gestão com a Ebserh. “Vamos contar com profissionais qualificados para prestar serviço à população. A universidade contribuindo com a saúde do centro-oeste mineiro”, pontuou o reitor Marcelo Andrade.
O hospital contará com 198 leitos, sendo:
- 156 leitos clínicos e cirúrgicos;
- 55 leitos de UTI (Adulto, Pediátrica e Neonatal);
- 42 leitos de observação.
O hospital, quando estiver em plena capacidade, poderá ofertar 8.761 internações por ano e 74.064 consultas ambulatoriais. A Ebserh, a Universidade e a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais já pactuaram o perfil assistencial da unidade hospitalar, que agora segue para análise da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas.
Por fim, o Prefeito Gleidson Azevedo recebeu um pedido de atenção. A Ebserh apresentou a necessidade de implementação de melhorias de urbanização no entorno do hospital, como o acesso da estrada para a localidade, os acessos urbanos na região, além de melhorias na iluminação, segurança e, em particular, no transporte coletivo, que serve não apenas Divinópolis, mas também a região atendida pelo hospital.



