Sindicalistas e vereadores da Comissão de Administração e Infraestrutura da Câmara de Divinópolis se reuniram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), para definirem a programação da Audiência Pública marcada para as 19h desta quinta-feira (09). O objetivo é debater a reforma da previdência proposta pelo governo federal.
A audiência foi solicitada pelo Movimento Sindical Unificado de Divinópolis contra a reforma da previdência, que reúne 12 dos maiores sindicatos de Divinópolis, e convocada pela Comissão de Administração do Legislativo. O evento ocorrerá no plenário da Câmara Municipal e todos os pontos da reforma serão debatidos, abrindo espaço para os deputados convidados apresentarem a posição deles, como também tirar dúvidas dos cidadãos sobre a proposta.
De acordo com o vereador Edson Sousa (PMDB), presidente da Comissão de Administração e Infraestrutura da Câmara, foram convidados os dez deputados federais mais votados em Divinópolis, além do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Thiago Rodarte, que fará uma exposição do impacto que a reforma causará no regime previdenciário do país.
“Os deputados mais votados na cidade devem representar a vontade de seus eleitores e na audiência queremos ouvir o posicionamento de cada um sobre a reforma”, explicou o vereador.
Os sindicatos que integram o Movimento Unificado são contra a reforma conforme está a proposta do governo, que além dos cortes de várias conquistas, ainda dificulta o acesso à aposentadoria, reduz os valores dos benefícios e obriga a permanência do trabalhador na ativa por 49 anos para
que tenha acesso à aposentadoria integral.
O diretor jurídico do Sintram, Alberto Gigante destacou a importância da presença dos
vereadores na discussão.
“A presença dos vereadores Edson Sousa e Ademir Silva nesta reunião mostra a boa vontade da Câmara em nos ajudar nessa luta e reforça o compromisso do nosso Legislativo em participar das causas de maior interesse do cidadão”, afirmou o diretor.
O vereador Edson Sousa se mostrou bastante satisfeito com o encontro e elogiou a iniciativa dos sindicatos em criar o movimento para discutir a reforma da previdência. “É uma iniciativa madura, muito importante, pois a audiência vai discutir um assunto de interesse de todo o trabalhador brasileiro”, afirmou.
No sábado (04) pela manhã, em mais uma ação de conscientização do cidadão sobre os efeitos nocivos da reforma previdenciária, o Sintram e o SindUTE percorreram a feira do Bairro Esplanada. E no domingo, o Sintram representado pela presidente, Luciana Santos, e o Sinpro pelo diretor, Rodrigo Rodrigues, estiveram na feira do Niterói.
Os sindicalistas distribuíram informes mostrando que a reforma retira praticamente todos direitos conquistados pelos trabalhadores nos últimos anos.
Sindicatos que participam do Movimento Unificado
- Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis – Sintram
- Sindicato Único dos Professores da rede estadual – SindUTE
- Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais – Sindeletro
- Sindicato dos Rodoviários – Sintrodiv
- Sindicato dos professores da Rede Particular – Sinpro
- Sindicato dos Enfermeiros e profissionais de saúde – Sindess
- Sindicato dos Comerciários – Sindcomércio
- Sindicato dos Bancários
- Sindicato dos Auxiliares de Administração do Estado de Minas Gerais
- Sindicato dos Metalúrgicos de Divinópolis – SindiMetal
- Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de Divinópolis
- Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis – Sintemmd
Os deputados federais mais votados de Divinópolis convidados pela Comissão de Administração e Infraestrutura da Câmara:
- Jaime Martins
- Domingos Sávio
- Reginaldo Lopes
- Stefano Aguiar
- Newton Cardoso Júnior
- Eros Biondini
- Luiz Gonzaga Ribeiro
- George Hilton
- Patrus Ananias
- Odair Cunha