Divinópolis receberá 35 aparelhos doados pela Fiemg; Eles serão entregues às cidades a partir da próxima semana
Um ato simbólico marcou a entrega de 141 respiradores doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) a região centro-oeste. O evento foi realizado nesta quarta-feira (02) e contou com o presidente da entidade, Flávio Rosco em cerimônia no auditório da regional, em Divinópolis. Os aparelhos serão distribuídos a partir da próxima semana.
Serão beneficiados com a doação as cidades de Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Pitangui, Cláudio, Lagoa da Prata, Oliveira, Campo Belo e Luz. Os aparelhos foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada município. Divinópolis receberá 35 respiradores, sendo eles direcionados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e aos demais postos de urgência que necessitarem.
A seleção das cidades respeitou critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O presidente da Fiemg afirma que a instituição tem usado recursos para auxiliar a região.
“Doamos máscaras, álcool em gel e túneis de desinfecção. Também consertamos cerca de 400 respiradores já pertencentes ao ministério da saúde que estavam parados e hoje doamos estes que ficaram prontos em 35 dias, 100% idealizado e projetado por mineiros. Foi tudo feito do zero.”, afirmou.
A pandemia na região
De acordo com o superintendente da macrorregião Oeste de Saúde, Alan Rodrigo 43 municípios aderiram ao projeto Minas Consciente. A região segue na onda amarela, tendo sido feito o controle da situação nas últimas semanas.
Contudo, ainda existe a chance de ser atingida a onda vermelha. O município de Lagoa da Prata deu indícios de retroagir, mas manteve na onda amarela.
Crédito foto de capa: Fernanda Barreto