Os índices de infecção por HIV vêm crescendo na região Centro-Oeste nos últimos meses, especialmente entre jovens de 19 a 24 anos. Isso é o que afirma a enfermeira do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) da cidade, Francisca Vanísia.
O Ministério da Saúde aponta que houve um aumento de 50% em seis anos nos casos de Aids no Brasil entre os jovens de 15 a 24 anos. Francisca afirma que esses números são bem parecidos na região.
“Os jovens estão se descuidando mais por não verem pessoas tão debilitadas como havia antigamente, mas ainda existem pessoas que ficam muito debilitadas por causa da doença”, diz.
Na região são 1616 casos, sendo 372 só em Divinópolis. Mas segundo Francisca, muitas pessoas só procuram saber se tem a doença depois que aparecem os sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, 150 mil pessoas no Brasil não sabem que tem o vírus.
“As pessoas não estão usando preservativo e infelizmente tem muito diagnóstico tardio”, afirma.
Ela diz que os parceiros precisam conversar mais e utilizar a camisinha sempre.
“As mulheres principalmente devem exigir que os parceiros usem camisinha. Elas têm medo, o parceiro não aceita usar”, diz
Quem quiser fazer o teste rápido ou obter mais informações, pode ir até o CTA, que fica na av. Getúlio Vargas, 550, no Centro. O telefone é (37) 3221-3735.