Foram dois dias de evento (Foto: Ana Paula D'eça/PMD)

Foram dois dias de evento (Foto: Ana Paula D’eça/PMD)

Teve fim nesta terça-feira (19), o segundo e último dia de atividades da II Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região Oeste. O encontro discutiu a tipologia dos hospitais segundo os níveis de atenção e também quais serão as instituições que farão a composição da Rede de Urgência e Emergência nesta região, conforme os critérios das portarias e resoluções pertinentes.

 

Neste segundo dia de oficina foi definido que 18 cidades terão hospitais fazendo parte da Retaguarda Hospitalar da Rede de Urgência e Emergência. São elas:

 

Nível I

 

Divinópolis

 

Campo Belo

 

Formiga

 

Nível II

 

Formiga

 

Campo Belo

 

Pará de Minas

 

Itaúna

 

Oliveira

 

Nível III

 

Bom Despacho

 

Luz

 

Santo Antônio do Monte

 

Lagoa da Prata

 

Santo Antônio do Amparo

 

Nível IV

 

Dores do Indaiá

 

Bambuí

 

Iguatama

 

Itaguara

 

Itapecerica

 

Passa Tempo

 

Pitangui

 

O São João de Deus foi classificado como hospital polivalente (Foto: Amanda Quintiliano)

O São João de Deus foi classificado como hospital polivalente (Foto: Amanda Quintiliano)

 

Eles foram divididos em níveis de acordo com suas capacidades de atendimento, tanto em recursos humanos como em recursos tecnológicos. Um mesmo hospital pode ser classificado em mais de um nível, como é o caso de Formiga e Campo Belo. Em Divinópolis, irá compor a rede, o Hospital São João de Deus, classificado como um hospital polivalente. Isso significa que entre os 18, é o que tem maior capacidade de atendimento.

 

O secretário executivo da Rede de Urgência e Emergência, José Márcio, explica que o São João de Deus passará por algumas adequações.

 

“Para que possa atender a rede, a entidade passará a receber R$400 mil por mês do governo do estado. Ficou acordado, também, e o estado já liberou, o credenciando e o pagamento para os 20 leitos de UTI, para se adequarem. Os leitos já existem, porém não havia o recebimento por eles. Agora, passará a receber como leito SUS”.