Jovem desaparece no Lago das Roseiras (Foto: Gabriel Rodrigues)

Corpo de Bombeiros lista uma série de dicas para evitar acidentes na água 

Com o início do ano, as férias e a alta temperatura muitas pessoas procuram parques, lagoas ou barragens para se divertirem e refrescar. Porém, este momento de diversão deve ser curtido com moderação. Segundo informações do Corpo de Bombeiros ao PORTAL CENTRO-OESTE, em 2018, cerca de 19 ocorrências de afogamento foram registradas na região. Destas, cinco ocorreram em Divinópolis.

Para aproveitar a diversão em segurança, os Bombeiros listam uma série de dicas para evitar que o número de ocorrências de afogamentos aumente.

Na escolha do local, é recomendado que as pessoas procurem espaços onde existam a presença do guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros. Regiões com avisos de perigo devem ser evitadas e as placas e faixas de advertência respeitadas.

Os pais ou responsáveis jamais devem deixar as crianças sozinhas nestas regiões e quem for nadar, deve evitar refeições pesadas e bebidas alcoólicas, antes de entrar na água.

Os Bombeiros também aconselham que uma pessoa jamais nade sozinha e que nunca salte de locais elevados. Locais próximos às margens são os mais recomendados para permanecer na água.

O que fazer caso ver alguém se afogando?

No caso de ver alguém se afogando, os Bombeiros recomendam que a pessoa jamais entre na água para tentar o salvamento, caso contrário, ela poderá ser mais uma vítima.

Para isso, sem se aproximar da vítima, o cidadão pode lançar um galho, bóia, corda ou qualquer outro objeto para que ela flutue e possa ser puxada para um local seguro.

Após a retirada, mantenha a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada lateralmente, se inconsciente, até a chegada dos Bombeiros.