Redação

 

Kaboja destacou o trabalho também das comissões presididas pelos vereadores (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Kaboja destacou o trabalho também das comissões presididas pelos vereadores (Foto: Liziane Ricardo/CMD)

Ainda faltam pouco mais de 15 dias para o fim do recesso parlamentar. Enquanto os vereadores aproveitam o descanso, 19 projetos estão aguardando votação. Logo no início das férias, o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSL) convocou uma reunião extraordinária, mas ela não foi suficiente para limpar a pauta.

 

De acordo com um balanço divulgado esta semana pelo Legislativo, das matérias em tramitação 14 são de autoria dos vereadores e cinco do Executivo. Ao longo deste ano, foram aprovados 43 projetos, sendo 23 dos parlamentares e o restante encaminhado pelo prefeito Vladimir Azevedo (PSDB). Alguns desta lista foram polêmicos e renderam várias reuniões de discussão.

 

Polêmicas

 

Dentre as principais propostas votadas e aprovadas, está o Plano Diretor. Foram mais de cinco meses em tramitação até a apreciação. Após passar pelo plenário, ele ainda retornou com os vetos do prefeito, que foram derrubados. Já em recesso, foi convocada a extraordinária e uma nova matéria derrubou as alterações feitas pelos vereadores.

 

Outra polêmica foi o EM 056/2014 também aprovado. Ele extinguiu vários cargos da prefeitura, dentre eles o de auxiliar de serviços. A votação foi protelada por vários meses com a interferência do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram). A entidade entende que a proposta abriu brecha para a terceirização e colocou em risco o instituto previdenciário, Diviprev.

 

Dentre os que estão em tramitação não há nenhum, inicialmente, polêmico ou que divida opiniões.

 

Trabalho

 

O presidente da Câmara reconhece que terá muito trabalho até o final do ano para limpar a pauta que, provavelmente, será acrescida de novos projetos ao longo dos meses. Kaboja ainda destacou outros fatores que irão demandar mais empenho e dedicação dos parlamentares.

 

“Além de projetos e homenagens, devemos considerar também os trabalhos que estão sendo realizados pelas nossas Comissões de: Saúde, Educação, Direitos Humanos, Infraestrutura, Justiça, Orçamentária e Participação Popular. A maioria dos nossos nobres colegas tem se dedicado e se empenhado muito nos trabalhos das comissões, além de atender é claro, as demandas dos cidadãos em seus gabinetes, por isso vejo que os trabalhos do segundo semestre irão fluir a todo vapor”, disse Kaboja.

 

Veja a relação de projetos clicando aqui. A última atualização da pauta foi no dia 26 de junho. Após essa data podem ter ocorrido outras alterações.