(Foto: Katiuscia Freitas)

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Divinópolis e Associação dos Deficientes Físicos do Oeste de Minas (Adefom), realizará a 1ª Paralimpíadas de Divinópolis de 1º a 3 de setembro, junto às comemorações da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

Acontecerão provas de natação (modalidade individual), peteca (modalidade dupla e individual), corrida (modalidade equipe de quatro competidores), futsal (modalidade equipe), basquete (modalidade equipe), arremesso (modalidade individual), dança (modalidade individual, dupla e equipe com seis competidores), queimada (modalidade equipe de 5 atletas). Todas as modalidades estão abertas para homens e mulheres, de todas as idades.

(Foto: Katiuscia Freitas)

(Foto: Katiuscia Freitas)

A competição tem por finalidade estimular a participação das pessoas com deficiência tanto física, quanto visual, auditiva e intelectual, em atividades esportivas e apoio sócio-educativo nas instituições que prestam assistência ao deficiente, promovendo ampla mobilização em torno do esporte e na luta pela igualdade de oportunidades, no município de Divinópolis. A competição também tem como objetivo a construção de valores de cidadania, valorização da pessoa com deficiência, estimular a fraternidade, solidariedade e, sobretudo da garantia de direitos e igualdade de oportunidades.

A Prefeitura de Divinópolis estará totalmente envolvida com esta competição através das secretarias de Educação (E.M. Raio de Sol), Desenvolvimento Social (Centro de Convivência Municipal Salviano Avelar), de Esportes e Lazer, Comunicação. Também estão como parceiros a Escola Para Surdos AAVIDA, Instituto Helena Antipoff, Escola Estadual Helena Antipoff, APAE, Projeto Fonte de Luz e o próprio conselho.

As inscrições acontecerão na Adefom que fica na Avenida Afonso Pena nº 430 no bairro Manoel Valinhas do dia 25 de junho ao dia 15 de julho. Poderão participar todas as pessoas com deficiência, desde que credenciadas ou associadas às instituições ligadas à assistência destas pessoas. Interessados em participar que ainda não estão credenciadas podem se associar a Adefom e realizar sua inscrição automaticamente.

Para a realização da inscrição é necessário preencher a ficha de inscrição e levar cópia e original dos documentos de identidade e CPF, comprovante de endereço, autorização de responsável quando menor ou incapaz e laudo médico contendo tipo de deficiência e CID 10; patologias associadas; medicamentos em uso e liberação para a prática de atividade física. As instituições poderão realizar a inscrição de seus associados na própria instituição e encaminhar para a Adefom, basta solicitar a ficha de inscrição.