Arthur Tótoli
Hoje, 20 de outubro é o Dia mundial da Osteoporose. A Sociedade Brasileira de Osteoporose estima que existam mais de 5 milhões de brasileiros que sofram com essa doença. A maioria é do sexo feminino, acima de 50 anos. Embora não se possa falar em um tratamento, existem maneiras de controlar e prevenir a doença adotando hábitos saudáveis.
A prevenção começa já na alimentação
A perda de massa óssea vem afetando cada vez mais e mais pessoas, mas você pode adotar medidas para combater a osteoporose já na hora de se alimentar, já que a alimentação é a principal aliada. Fontes de cálcio e vitamina D têm papel fundamental para a prevenção e controle da doença.
Os alimentos mais comuns que possuem cálcio na composição são o leite e seus derivados, mas rúcula, brócolis, couve-flor e outros vegetais verdes também são muito importantes e devem ser incluídos na dieta. Porém do outro lado, existem itens que prejudicam a saúde óssea, como por exemplo, refrigerantes, cafeína e o excesso de sal. Então escolha bem os alimentos que farão parte do seu cardápio diário e tenha um intestino saudável, mantendo a saúde óssea em alta.