O evento, que contará com atividades culturais e literárias, espera reunir 10 mil pessoas no Parque de Exposições
No próximo sábado (26/10), será promovida a segunda edição da Feira de Ideias da Educação Empreendedora, em Divinópolis. O evento é parte do projeto “Minha Cidade Lê”, que busca estimular o empreendedorismo por meio da literatura e da educação. A ação é uma parceria entre Sebrae Minas, Prefeitura e Gerdau e celebra o encerramento das atividades do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), em 2024.
Cerca de dez mil pessoas devem comparecer ao Parque de Exposições da cidade para conferir atividades culturais e educativas. Destaque para a participação do escritor autista Vítor de Oliveira, que irá compartilhar sua história de superação e apresentar o seu livro “O Dinossauro Azul”. Também serão realizadas apresentações de escolas municipais, como o CMEI Maria da Conceição Fernandes e a Escola Municipal Adolfo Machado, além da apresentação do artista Tio Ricardo e oficinas do projeto Fazendo Arte.
Ler é empreender – Literatura transforma vidas
Os professores da rede municipal, responsáveis pelas atividades desenvolvidas com os alunos participantes da Feira, receberam uma série de capacitações realizadas pelo Sebrae Minas ao longo do ano. Para isso, foi inserida a metodologia do PNEE das escolas públicas da cidade. Neste ano, o projeto teve como tema “Ler é empreender – Literatura transforma vidas”, pretende preparar os docentes para incentivar nossos alunos o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação e liderança.
“Nos últimos dois anos, o programa teve resultados bastante positivos. A meta é expandir as ações para 2025, engajando professores, estudantes e comunidade. Todo esse processo deve ser contínuo de aprendizado e desenvolvimento de competências empreendedoras”, ressalta o analista do Sebrae Minas Denis Magela.
A secretária municipal de Educação de Divinópolis, Andreia Dimas, explica que as unidades escolares utilizaram diferentes estratégias pedagógicas. Com a perspectiva do empreendedorismo, para a formação de leitores e escritores, . “Estamos utilizando a literatura para transformar vidas, favorecendo o desenvolvimento de competências empreendedoras. Na feira, os estudantes vão mostrar o que aprenderam”, conta.
Programa Nacional de Educação Empreendedora em Minas
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) tem o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros. Tendo o foco nas redes pública e privada de ensino. Em 2023, ano em que o programa completou sua primeira década de existência, Minas Gerais obteve destaque nacional na realização de mentorias. Foram realizados encontros, formações e feiras do programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados.
- Adolescentes são apreendidos suspeitos de furto no CRAS em Pompéu
- Programa Acredita tem Minas Gerais como o segundo estado com maior número de beneficiários
- Saúde na Praça: Lohanna apoia evento de prevenção ao câncer de mama
- Caminhão perde o controle e tomba na BR-354 sentido a cidade de Arcos
- Nova Serrana: Polícia Civil apreende caminhão de calçados falsificados que seguiam para o Brás
A metodologia do PNEE está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Serviço
Feira de Ideias da Educação Empreendedora
Data: 26/10 (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local: Parque de Exposições de Divinópolis – Av. Paraná, 3531, São José