Nova Serrana foi a cidade que mais recebeu profissionais; Designações foram realizadas de acordo com a demanda
O 7º Departamento de Polícia Civil apresentou, nesta terça-feira (19), os 30 novos investigadores, que atuarão nos 50 municípios de abrangência. Eles fazem parte dos 382 recém formados na Academia de Polícia Civil (Acadepol).
Segundo o chefe de departamento em exercício, Irineu José Coelho Filho, os profissionais serão divididos nas cidades de Itapecerica, Nova Serrana, Divinópolis, Pará de Minas, Itaúna, Itatiaiuçu, Pitangui, Papagaios e Luz.
Nesta divisão, a maior parte foi direcionada para a delegacia regional de Nova Serrana, que receberá 12 investigadores. A regional de Divinópolis receberá 06 profissionais, sendo 04 em Itaúna, 01 em Itatiaiuçu e o outro no município de Carmo do Cajuru.
O critério dessas escolhas abordaram as cidades que tinham um maior déficit de profissionais. O município de Divinópolis não recebeu nenhum investigador, devido ao fato da delegacia estar com um número satisfatório, neste momento. Entretanto, o 7º Departamento ressaltou que apesar destas divisões, o trabalho será integrado em toda a região.
“Todos estes investigadores atuarão no âmbito do Departamento. As investigações de uma delegacia regional vão além das fronteiras dela. Então, na verdade estes novos profissionais trabalharão no âmbito da região. Essa é a visão que temos e que iremos trabalhar”, afirmou Irineu.
Redução nos crimes
A chegada dos novos profissionais foi vista com bons olhos, devido ao número da criminalidade que está em queda na região e em Minas. A intenção é que os trabalhos sejam intensificados na apuração dos crimes, principalmente os violentos. O delegado regional de Divinópolis, Leonardo Pio, informou que há cerca de um mês e meio, não houve registro de homicídios na cidade.
“Se abordarmos o contexto geral de homicídios, entre 2018 e 2019, essa redução já é um número superior a 35% e isso acaba resultando e demonstrando o quão eficiente vem sendo o posicionamento estratégico, desenvolvido pela delegacia de Divinópolis e pela chefia superior de nossa instituição”, afirmou o delegado.
Expectativa
Ainda segundo a PC, mais 25 novos investigadores foram nomeados e irão começar curso de formação policial.
Em breve, serão nomeados também 114 escrivães, que estão na Acadepol. As demandas foram encaminhadas para a Chefia da PC, para que hajam mais delegados e escrivães na região Centro-Oeste, futuramente.