Marina Assis
O período das chuvas está próximo e muitas famílias são ameaçadas anualmente por este fenômeno em todo o país e em Divinópolis não é diferente. Para diminuir esse perigo equipes compostas por bombeiros, Policiais Militares, Tiro de Guerra 04-019, engenheiros e técnicos da Prefeitura vistoriam as áreas de risco espalhadas pela cidade, buscando melhorias e agilidade no atendimento das ocorrências, encaminhamento de possíveis desabrigados, mapeamento das áreas de risco, efetivo e equipamentos disponíveis.
O coordenador da Defesa Civil, Dreyfus Rabello, fala sobre a as ações preventivas que acontecem durante todo o ano e é intensificada no período chuvoso. “Ao longo do ano, a Prefeitura tem feito o trabalho de limpeza e podas de árvores, mas, nesse momento, nós temos que intensificar estas atividades. São ações preventivas que buscam minimizar os impactos nesse período de chuva. Nossa equipe está empenhada e, nessas vistorias, vamos identificar a necessidade de intervenções que podem para garantir a segurança da população” afirma Dreyfus.
Segundo o Sargento Franco, o Tiro de Guerra trabalha na mobilização de voluntários para atuarem nesse período. “Nós temos uma preparação, todo o ano, voltada para a formação do cidadão, e os atiradores podem auxiliar a Defesa Civil e os diversos órgãos no que tange a calamidades e problemas de toda ordem, principalmente àqueles causados por natureza de força maior”.
Outra ação de prevenção é ensinar aos alunos das escolas próximas a região do rio Itapecerica medidas de segurança para que transmitam seus conhecimentos aos familiares caso haja necessidade de saírem de suas residências