Hospital do Câncer Acccom Divinópolis
Os cancelamentos começaram na sexta-feira passada (Foto: Divulgação)

Arthur Tótoli

Números em Divinópolis segundo o Hospital do Câncer

Os casos de câncer de mama em Divinópolis e na região Centro-Oeste vem crescendo nos últimos anos, o que requer um alerta para toda a população. A cidade do divino registrou 71 casos de câncer em 2012 e 84 em 2013, um aumento de mais de 12%.  Na região os dados também são preocupantes, o índice de casos aumentou 7,37%, passando de 264 casos em 2012 para 285 em 2013. Os dados do ano de 2014 ainda não foram divulgados.

4ª Caminhada da ACCCOM pela Vida

No próximo sábado, 24 de outubro, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste e Minas (ACCCOM) realizará a 4ª caminhada do outubro rosa para promover a união de todos pela necessidade de prevenção contra o câncer de mama. A concentração será na Praça do Santuário, em Divinópolis, a partir das 9h. A Banda da Policia Militar iniciará o evento, em seguida será a vez do alongamento e entretenimento de academias parceiras da ACCCOM.

O trajeto da caminhada será pela Avenida 21 de Abril, Pernambuco, Avenida Antônio Olímpio, Divino Espirtio Santo e enfim, voltar a Praça da Catedral. A chegada está prevista para as 10h45 com a apresentação de Zumba e show com a Banda Elas.

Para Sara Lemos, enfermeira responsável pela Prevenção da ACCCOM, ações como essa são fundamentais para mobilizar a sociedade em prol da saúde

“É fundamental que participemos ativamente destas ações, além do trabalho diário de prevenção que realizamos, com o objetivo de que a mulher fique mais atenta à saúde dela e que a governança dê condições para que esse atendimento ocorra da melhor forma possível. Para as mulheres que tem mais informações, pedimos que orientem seus funcionários, amigas e conhecidas, porque a rapidez no diagnóstico do câncer de mama é fundamental e faz toda a diferença.”

foto: Divulgação

foto: Divulgação

Câncer de mama segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer

O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2014 – INCA)

Número de mortes: 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres (2011 – SIM)