Os atendimentos no Sersam devem reduzir com a implantação do Caps AD (Foto: Divulgação)

Os atendimentos no Sersam devem reduzir com a implantação do Caps AD (Foto: Divulgação)

O Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam) de Divinópolis atende, diariamente, 50 pacientes, incluindo internos no sistema de enfermaria 24 horas e Caps dia. Em 2013, cerca de 50% dos pacientes atendidos no sistema Caps eram dependentes químicos. Atualmente, cerca de 15 mil pacientes estão cadastrados no sistema.

 

Do atendimento diário, oito são pacientes incluídos no sistema de enfermaria 24 horas, ou seja, ficam internados na clínica por apresentarem algum risco a si mesmo ou à sociedade, e 42 fazem parte do Caps dia, comparecendo à clínica apenas para o tratamento, retornando à noite a suas residências. Além do tratamento à saúde mental, o Sersam oferece atendimento a dependentes químicos encaminhados pela atenção primária. Para estes pacientes, é oferecido basicamente o mesmo tratamento dos pacientes do Caps, com a inclusão de terapias com temática direcionada a álcool e outras drogas.

 

Aproximadamente 80 profissionais da saúde trabalham no Sersam, incluindo psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, psiquiatras e médicos. Os profissionais responsáveis pelo atendimento aos dependentes químicos buscam especializações sobre o assunto, para um tratamento específico.

 

O balanço de atendimentos realizado em 2013 mostra um crescimento no número de internações de dependentes químicos, sendo que 50% dos internos no sistema Caps são desta categoria. Nesse período, 963 pacientes receberam atendimento no Caps. Em 2012, o balanço apontou um total 331 dependentes químicos.

 

Caps AD

 

Divinópolis está prestes a receber o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que tem como objetivo ajudar os dependentes químicos no combate às drogas e álcool por meio do tratamento adequado. Para o gerente administrativo Ângelo José da Silva Morato, a implantação do centro se torna cada dia mais importante na cidade, devido à grande demanda de dependentes químicos que estão sendo atendidos no Caps.

 

“Quando o Caps AD estiver concluído, os pacientes dependentes químicos irão receber o tratamento na unidade específica, mas até então os pacientes continuam sendo atendidos aqui na unidade do Caps”, informou.

 

Encaminhamento

 

Os pacientes do Caps são encaminhados pela atenção primária, sempre que, durante o atendimento, ficar constatado que o comportamento da pessoa apresenta risco de agravamento do seu estado de saúde mental.

 

No caso dos dependentes químicos, a própria família do usuário pode procurar a atenção primária para iniciar o tratamento. O Sersam Divinópolis fica situado na Avenida Governador Magalhães Pinto 1215, bairro Niterói. Informações pelo telefone (37)3222-6536.